PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
DATA: 20/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/oow-phth-mph
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM BASE NA FORMAÇÃO INICIAL DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação a distância (EaD). Formação inicial em Ciências e Biologia. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Recursos pedagógicos. Grounded Theory.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: A pesquisa baseia-se no processo dinâmico e acelerado de mudança social contemporânea relativa ao avanço e a necessidade de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da formação inicial docente na Educação a Distância (EaD), sobretudo, pensar direcionamentos que desenvolva as habilidades e competências de professoras e professores relacionadas às práticas pedagógicas por meio dessas tecnologias. O objetivo geral consistiu-se em Avaliar as praticas pedagógicas e a formação inicial de professoras de Ciências e Biologia na modalidade à Distância pela UFPB, relativas ao uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico. Caracteriza-se como um estudo de cunho qualitativo, ancorando-se no método de pesquisa e análise a Grounded Theory de Strauss e Corbin. Foram realizadas entrevistas estruturadas com duas professoras de Ciências Biológicas e uma de Ciências Naturais formadas na modalidade a distância da UFPB exercendo a função docente em escolas da rede pública do ensino no Município de Diamante – PB. Os resultados apontaram que o ensino na EaD é uma oportunidade de formação pelo aspecto em que a modalidade se apresenta e que necessidades encontradas no decorrer do curso ocorreram pela ausência de laboratórios de aulas práticas e instabilidade no acesso a internet. Reconheceram que as metodologias aplicadas no decorrer do curso foram inovadoras e informaram que passaram a inserir e utilizar essas metodologias e as tecnologias digitais nas práticas pedagógicas por meio na formação inicial na EaD e destacaram que reconhecem que o uso das tecnologias digitais é um desafio que precisa ser superado e demonstraram interesse e curiosidade em utilizar as referidas tecnologias na prática docente, compreendendo que essas tecnologias se tornam auxiliares no ensino como recurso pedagógico. Conclui-se que a formação na EaD permitiu uma relação mais próxima com as tecnologias digitais pela necessidade de utilização das tecnologias para o acompanhamento e cumprimento das disciplinas e atividades ao longo do curso e essa habilidade relativa as tecnologias desenvolvidas no decorrer do curso permitiram que fossem empregadas na prática docente por meio da inserção dessas tecnologias no desenvolvimento de atividades no ensino. Evidenciamos, portanto, que os espaços de formação inicial na EaD precisam além da técnica, ensinar o uso das tecnologias digitais de maneira pedagógica constando assim, em seus documentos, e, enfatizamos, que a formação inicial docente em qualquer modalidade ou quaisquer que seja a licenciatura precisa ser pensada e estruturada com preceitos que forme na conjuntura da cultura digital.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA