PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYANA PRISCILA DOMINGOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYANA PRISCILA DOMINGOS DA SILVA
DATA: 31/05/2021
LOCAL: Sala do HISTEDBR/PPGE/CE
TÍTULO: MEMÓRIAS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA PARAIBA (1935-1946)
PALAVRAS-CHAVES: Memórias; Escola de Aplicação; Ensino Primário; Campo de experimentação.
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo perscrutar as memórias sobre a Escola de Aplicação da Paraíba, localizada na cidade de João Pessoa, na perspectiva de compreender o processo de institucionalização bem como as práticas educativas que constituíram o ensino primário numa escola-modelo. O recorte histórico demarcado caracterizou-se a partir da Reforma da Instrução Pública sob a lei nº 16 de 13 de dezembro de 1935, que dispõe sobre a criação do Instituto de Educação da Paraíba e, consequentemente, da Escola de Aplicação. O percurso de análise encerrou-se anterior as transformações advindas das Leis Orgânicas de 1946, que reformulou a organização do Ensino Primário e das Escolas Normais, fim do regime ditatorial de 1945 – Estado Novo. O campo teórico- metodológico situou-se na Nova História Cultural, elucidando teóricos como Chartier (1990) e Certeau (1994), dialogando sobre representações e práticas sociais. Assim, pretendeu-se empreender uma pesquisa documental de fontes nos Arquivos, a partir dos registros documentais da instituição citada, fazendo uma releitura dos principais registros históricos. O levantamento das fontes percorreu o Arquivo do atual Instituto de Educação da Paraíba, a procura dos documentos que envolvessem a cultura escolar e o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano para investigação das leis, dos decretos e jornais oficiais, revistas de ensino, material iconográficos, entre outros. Também analisamos estudos com temas relacionados ao Instituto de Educação e Ensino Primário, entre outros, que colaboraram para condução dos indícios de implantação, institucionalização e práticas educativas em torno da Escola de Aplicação. O escopo possibilitou ressignificar os contextos sobre a configuração educacional com relação social e cultural da sociedade paraibana e brasileira do século XX, uma vez que, a Escola de Aplicação da Paraíba esteve vinculada ao que se propagou de projeto escolanovista no cenário local. Assim a Escola surge a partir da criação do Instituto de Educação da Paraíba, garantindo, sobretudo, um ambiente propício para servir de campo de experimentação as jovens normalistas, professorandas, atendendo a prática no ensino primário. Entretanto, a implantação da Escola de Aplicação paraibana se diferenciou dos demais contextos brasileiros, onde estas instituições surgiram, especialmente, atreladas as Faculdades de instituições superiores no final dos anos de 1940. Portanto, foi possível situar alguns elementos em torno da implantação, funcionamento, direção, professorado, propostas pedagógicas, serviços de instituições auxiliares relacionados à escola em foco.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA