PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATHY SOUZA XAVIER DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHY SOUZA XAVIER DE ARAUJO
DATA: 09/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ntn-wrva-kto?
TÍTULO: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM ESTUDO NA PEDIATRIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar. Estratégias Educacionais. Classe hospitalar.
RESUMO: Essa pesquisa pertence à linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/PPGE/UFPB) e tem como objetivo principal conhecer as estratégias educacionais no ambiente hospitalar na pediatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa-PB. Uma questão preocupante que afeta os índices da educação, trata-se do afastamento de muitos alunos por questões de saúde. Rotineiramente um número muito grande de crianças e adolescentes deixam de frequentar as salas de aula por estarem muitas vezes hospitalizadas por longos períodos. Nessa perspectiva, percebe-se como é importante o trabalho em conjunto da educação e saúde, cujos benefícios podem ocasionar na vida de uma criança e de um adolescente hospitalizado. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Nas etapas de construção propostas neste estudo primeiramente será feito um levantamento bibliográfico e documental, em prol de um melhor entendimento. E no segundo momento será realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionário para um maior aprofundamento do objeto de pesquisa. Onde a técnica de coleta de dados dar-se-á com aplicação de questionário e análise de documentos. Em decorrência da pandemia de Covid-19, reavaliamos alguns pontos da pesquisa e concluímos que será mais seguro para todas as partes envolvidas realizar a mesma de forma virtual. Sem nenhum prejuízo para o resultado da pesquisa e obedecendo ao documento oficial “Orientações para procedimentos em pesquisa com qualquer etapa em ambiente virtual”, (MS/CNS/CONEP), Brasília, 24/02/2021. Com um grupo de 8(oito) pessoas, escolhidas por conveniência, distribuídas entre profissionais da saúde sendo 1 médico(a), 2 enfermeiros(as) e 5 profissionais da educação envolvidos com o projeto Atendimento psicopedagógico a criança e ao adolescente hospitalizado: trabalho alternativo para o pedagogo PROBEX-UFPB. O tipo de análise de dados a ser desenvolvida nesta pesquisa será a análise do discurso segundo a perspectiva de Foucault.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS