PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RAISSA REGINA SILVA COUTINHO

DISCENTE: RAISSA REGINA SILVA COUTINHO
DATA: 13/05/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O DISCURSO SOBRE O USO PEDAGÓGICO DA CHARGE NA EJA
PALAVRAS-CHAVES: Charge. Educação de Jovens e Adultos. Discurso.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa investiga o discurso sobre o uso pedagógico da charge na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A literatura consultada sobre a questão assinala que a charge pode ser entendida como uma representação gráfica de caráter crítico e humorístico que aborda determinados fatos sociais atuais. Ao identificar a charge como um acontecimento discursivo, situado no cenário da cultura visual, objetivados em diversos lugares sociais de aprendizagem e artefatos culturais, a exemplo da escola e dos materiais didático-pedagógicos que ela utiliza, a pesquisa analisa e descreve as singularidades dos discursos pedagógicos que anunciam e recorrem à charge como uma estratégia relacionada à formação dos sujeitos da EJA. Esta constatação evidencia a existência de um acúmulo de saberes sobre o assunto, que são materializados em livros e produções acadêmicas. Tendo em vista a especificidade desta pesquisa, utiliza-se como ferramenta a Análise Arqueológica do Discurso de Michel Foucault (2012). Assim sendo, são identificadas séries de enunciados que apontam as particularidades dos artefatos visuais e mais precisamente, da charge. Ademais, identificam-se as séries enunciativas que apontam o uso da charge na educação e, em particular, na modalidade EJA. No curso da análise, a investigação caracteriza e descreve essa ordem discursiva, conforme os objetivos da pesquisa. Dessa forma, compreende-se que a charge é utilizada pedagogicamente como modalidade de leitura no que tange a reflexão, a compreensão, a interpretação, a criticidade e o diálogo. Descreve-se que seu uso pedagógico promove uma relação triádica, na qual se inserem o sujeito, o texto e a realidade, constituindo um processo de problematização e compreensão crítica. Nesse cenário, o professor aparece em uma posição de sujeito de mediador e o aluno da EJA como um sujeito construtor e autônomo no trabalho pedagógico.
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS