PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ERICA JAQUELINE SOARES PINTO

DISCENTE: ERICA JAQUELINE SOARES PINTO
DATA: 25/07/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Gênero e escolha de cursos superiores: perspectivas de estudantes de ensino médio do Liceu Paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Ensino médio. Educação superior. Escolhas de cursos superiores. Gendramento das carreiras.
ÁREA: Educação
RESUMO: Baseada em literatura que discute as temáticas de gênero, divisão sexual do trabalho, educação sexista, acesso das mulheres a educação superior e gendramento de carreiras, buscou conhecer as implicações das relações de gênero nas perspectivas ocupacionais/profissionais das alunas e dos alunos do terceiro ano do ensino médio do Liceu Paraibano, escola pública do estado da Paraíba. Objetivou analisar se e como as relações de gênero condicionam as escolhas de cursos superiores de estudantes do ensino médio. Para tanto utilizou tanto a abordagem quantitativa através da aplicação de questionários a 456 estudantes, quanto a abordagem qualitativa através da realização de entrevistas com 20 estudantes, abrangendo os três turnos (manhã, tarde e noite). Os dados dos questionários foram sistematizados em tabelas e gráficos para caracterizar os/as estudantes destacando as relações entre sexo e outras variáveis como raça/cor, turno, faixa etária, situação socioeconômica, situação ocupacional e suas escolhas de cursos superiores. As entrevistas serviram para qualificar as perspectivas de continuidade de estudos e inserção profissional do alunado, destacando seus projetos de vida, bem como para visibilizar como as relações de gênero atravessaram a socialização dos sujeitos. A análise evidenciou que o gendramento da educação superior, que separa homens em carreiras tecnológicas e científicas de alto prestígio e mulheres em carreiras humanísticas e da saúde (de baixo prestígio) ligadas ao cuidado, persiste nas escolhas de cursos superiores dos/as jovens, ainda que sejam notadas algumas mudanças. A intersecção da variável sexo com raça/cor e com turno de estudo também possibilitou verificar desigualdades nas aspirações dos/as estudantes. Além disso, analisou-se que a naturalização das relações sociais e o preconceito de gênero estão presentes nas relações familiares e escolares criando obstáculos para a desconstrução das dicotomias de gênero e da segregação feminina em ocupações/profissões menos valorizadas.
Interno - 337166 - JOSE ANTONIO NOVAES DA SILVA
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO