PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RONNIE WESLEY SINESIO MOURA

DISCENTE: RONNIE WESLEY SINESIO MOURA
DATA: 29/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: AS CAATINGAS DO CARIRI PARAIBANO: mapas conceituais como ferramenta para aprendizagem significativa no ensino de biologia
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Visita guiada. Bioma Caatinga
ÁREA: Educação
RESUMO: Essa pesquisa está vinculada a Linha de Processos de Ensino-Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus de João Pessoa e tem por objeto de estudo as percepções dos/as alunos/as acerca do uso e da construção dos Mapas Conceituais enquanto ferramenta que pode possibilitar uma Aprendizagem Significativa. Assim, a discussão em análise tem como objetivo investigar a percepção dos/as alunos/as no tocante à construção e do uso dos Mapas Conceituais, enquanto uma ferramenta para uma Aprendizagem Significativa acerca do conteúdo Bioma Caatinga. Para tanto, embasamo-nos teoricamente em Ausubel et al (1980) e Ausubel (2003) no que diz respeito à Aprendizagem Significativa, Novak (2000) no que tange à utilização da técnica dos Mapas Conceituais como ferramenta que possibilita ao/a aluno/a a aprender a aprender e como estruturador do conhecimento e Krasilchik (2011) para discutirmos sobre estudos do meio, especificamente, acerca da Visita Guiada. Este trabalho foi realizado com 24 alunos/as da 3ª série C do Ensino Médio de uma Escola da Rede Estadual de Monteiro-PB. Inicialmente, realizamos uma intervenção pedagógica em que aplicamos um questionário aos/as alunos/as acerca do conteúdo Bioma Caatinga a fim de identificarmos alguns elementos subsunçores; em seguida, ministramos para estes uma aula expositiva sobre o conteúdo já evidenciado, em que organizamos as atividades de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel. Posteriormente, realizamos uma Visita Guiada a uma propriedade privada e Área de Preservação Ambiental localizada no município de Monteiro – PB denominada “Manga do Forno”. Em um momento seguinte, oferecemos aos/as alunos/as oficinas sobre Mapas Conceituais em que eles/as tiveram a oportunidade de construir seus próprios mapas tomando como norte o conteúdo Bioma Caatinga e as reflexões desencadeadas a partir da Visita Guiada. Após concluirmos este momento de intervenção pedagógica, realizamos entrevistas semiestruturadas, com cinco alunos pertencentes à turma partícipe da pesquisa. No que diz respeito à metodologia, classificamos esta de acordo com a estratégia como sendo uma pesquisa de campo e de acordo com a natureza apresenta-se como uma abordagem quantiqualitativa, pois, apesar de tão distintas, entendemos estas como complementares. Para analisamos os dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Diante da análise e discussão dos dados pudemos perceber que os/as alunos/as já haviam tido contato com os Mapas Conceituais, que eles/as acreditam que essa ferramenta pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos escolares, que o fato de já terem algum entendimento acerca do conteúdo trabalhado facilitou a construção dos mapas, dentre outras questões. Sendo assim, pudemos inferir que os/as alunos/as conseguiram perceber os Mapas Conceituais como ferramenta que possibilita uma Aprendizagem Significativa, além de, ajudar na construção e estruturação do conhecimento.
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Presidente - 337166 - JOSE ANTONIO NOVAES DA SILVA