PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: THEREZA CRISTINA LEANDRO DA SILVA QUEIROZ SANTOS

DISCENTE: THEREZA CRISTINA LEANDRO DA SILVA QUEIROZ SANTOS
DATA: 28/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ENTRE A SULANCA E A DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DO PROFESSOR EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE
PALAVRAS-CHAVES: Identidade; Professor; Sulanca; Santa Cruz do Capibaribe.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação é fruto de uma proposta de pesquisa de mestrado na linha de Estudos Culturais da Educação e problematiza a construção da identidade do professor mediante uma cultura específica do agreste pernambucano, a da sulanca, que se desenvolve a partir da produção e comércio de peças de vestuário. Essa atividade configura-se como predominante na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE e muitas vezes produz uma desvalorização dos processos educacionais e da docência. Para entender como esse processo ocorre, escutamos 20 professores: 2 do sexo masculino e 18 do sexo feminino, residentes em Santa Cruz do Capibaribe há mais de 10 anos (período em que surgem algumas instituições de ensino superior na cidade). Os sujeitos entrevistados falaram sobre as significações e possibilidades que produzem nesse espaço. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra e os dados foram analisados inspirados no método de análise de conteúdo de Bardin (1977), os quais foram divididos em três categorias: a escolha pela docência, o lugar social do professor e as significações sobre a profissão. Assim, foi possível perceber que a sulanca toca a identidade do professor de diversas maneiras: no cotidiano escolar, na relação com os pais e alunos e no valor que é atribuído ao docente (em oposição ao sulanqueiro). Tal interferência da atividade confeccionista faz com que o professor produza um modo particular de ser, onde sustenta sua escolha através dos sentidos que atribui ao seu trabalho.
Externo à Instituição - EDILSON FERNADES DE SOUZA
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE