PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: VIVIAN GALDINO DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIAN GALDINO DE ANDRADE
DATA: 22/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ALFABETIZANDO OS "FILHOS DA RAINHA" PARA A CIVILIDADE/MODERNIDADE: O INSTITUTO PEDAGÓGICO EM CAMPINA GRANDE - PB (1919-1942)
PALAVRAS-CHAVES: Campina Grande; Instituição Escolar; Modernidade Pedagógica
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A tese discute o papel desempenhado por uma instituição escolar e seus sujeitos no projeto de modernização da cidade de Campina Grande, durante os anos de 1919 a 1942. Nosso intuito está em apresentar a escola como uma das instituições responsáveis por gerar na cidade uma sensibilidade moderna, educando e civilizando os sujeitos aos moldes de uma urbe em constante “progresso”. O Instituto Pedagógico, foco de nossa discussão, foi a primeira escola particular da cidade, referenciada com “uma modernidade pedagógica” que alfabetizava e profissionalizava os sujeitos. Teve como diretor o tenente Alfredo Dantas, funcionando em nível primário e secundário, mas também com a contribuição das Escolas Anexas (Escola Normal João Pessoa, Escola Militar General Pamplona e Escola de Comércio e Peritos Contadores) que educavam os cidadãos para suprir as necessidades econômicas e comerciais que surgiam na cidade. Saneamento básico, luz elétrica, desenvolvimento do comércio, higiene, alfabetização, urbanização de ruas e fachadas eram os princípios motivadores de um projeto de cidade moderna, que conduziu várias instituições e sujeitos sociais no Brasil a experenciar uma Pedagogia da Cidade. Por meio das leituras em autores como Nobert Elias e Michel Foucault, problematizamos esta intensa relação entre a escola, a cidade e os indivíduos, visando apontar uma educação que regenerava e produzia cidadãos aptos ao viver moderno. Foi por meio da Nova História Cultural e da apreensão/reflexão de fontes jornalísticas e de impressos pedagógicos produzidos pela própria Instituição que traçamos os caminhos possíveis de serem traçados para a confecção deste texto, que almejava a produção de uma cartografia da história do Instituto Pedagógico, denotando como esta instituição educativa estava a serviço da cidade, mas também da pátria. Instituição escolar, cultura (material) escolar, disciplina e civilização são nossos conceitos-motes de reflexão, que apontam em seus interstícios para uma discussão sobre a arquitetura escolar, os materiais didáticos, os professores e os impressos pedagógicos como fontes que rememoram a organização da vida escolar dos alunos do Instituto Pedagógico. Para nos auxiliar nesta discussão lançamos mão de um grupo de autores da historiografia da Educação, entre eles Luciano Faria Filho, Clarice Nunes, Tarcisio Vago, Cynthia Greive Veiga, Dermeval Saviani dentre outros, visando discutir a cultura própria deste espaço escolar em conexão com a história da cidade, que educava/civilizava corpos e mentes, escolarizando as sensibilidades dos sujeitos.
Presidente - 2378996 - CLAUDIA ENGLER CURY
Interno - 640.188.494-00 - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA - UFCG