PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: WANDERLÉIA FARIAS SANTOS

DISCENTE: WANDERLÉIA FARIAS SANTOS
DATA: 20/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ENTRE LINHAS, BORDADOS E SABORES: memórias e histórias de Educadoras do Curso de Economia Rural Doméstica em Bananeiras/PB (1960-1970)
PALAVRAS-CHAVES: História Oral. Memória. Educadoras. Práticas Docentes.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação objetivou analisar as práticas docentes de educadoras do Curso de Economia Rural Doméstica do CAVN em Bananeiras/PB (1960-1970). O aporte da Nova História Cultural possibilitou o desenvolvimento de estudos como este, uma vez que deu importância a novos objetos de investigação, ao trazer à tona a voz de indivíduos antes renegados pela História Tradicional. Como fundamentos metodológicos, utilizei a história oral e a memória como fontes historiográficas, memória que também foi evidenciada em outras fontes como: diário de classe, plano de trabalho, livros e fotografias. Práticas docentes e relações de gênero são categorias que orientaram a análise, compreendendo que, não há como estudar as práticas das professoras do Curso de Economia Doméstica, sem percorrer os espaços em que se produziram as relações de gênero e suas representações. Analisar suas práticas me fez compreender uma parte da história da educação da cidade de Bananeiras marcada pelos colégios existentes, as práticas escolares, com características de uma cultura escolar da época, impregnada pelas questões de gênero que definiam espaços e atitudes “adequadas” a homens e mulheres daquele contexto. Além do mais, possibilitou conhecer e ressignificar à história do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, a partir do recorte temporal utilizado no presente trabalho. Dessa forma, esse estudo, contribui com o Estado da Arte que está sendo desenvolvido em História da Educação, acerca das práticas docentes de educadoras paraibanas, particularmente as que atuaram no referido curso, registrando suas histórias a partir de suas memórias, e colaborando para a escrita da história da educação local.
Presidente - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES
Externo à Instituição - PATRICIA CRISTINA DE ARAGAO ARAUJO