PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: TEREZA CRISTINA ARAUJO DE OLIVEIRA

DISCENTE: TEREZA CRISTINA ARAUJO DE OLIVEIRA
DATA: 29/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: impactos na escola de educação básica
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Expansão da Educação Superior. Educação a Distância
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa analisa a relação formação de professores e a melhoria da educação na escola de Educação Básica, parte do entendimento de que a formação em nível superior em Educação a Distância dos professores precisa ser analisada na relação com os possíveis impactos na escola de Educação Básica. Portanto, a questão inicial da pesquisa é: existe relação entre a formação superior de professores e melhoria de qualidade da Educação nas escolas Básicas Rurais do Município do Conde? Para tanto, o objetivo geral é analisar os impactos da formação docente, na melhoria da qualidade do ensino nas escolas básicas rurais do município do Conde, estado da Paraíba. O referencial teórico apoia-se em pesquisadores que se dedicam a estudos sobre a educação superior, educação a distância e a formação de professores, dentre os quais Barreyro (2008); Cunha (1989); Romanelli (1986); Bittar (2008); Jezine e Bittar (2013); Belloni (200); Oliveira e Gasparin (2012); Arroyo (2004); Fernandes (2004) e Tardef (2002). Nos autores Freire (1979, 1980, 1991); Gramsci (1982); Lessa (2002) e Marx (1843) busca-se referencial para o entendimento acerca da formação recebida pelos docentes, se esta conduz a processos emancipatórios? O trabalho caracteriza-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como base dados do Censo da Educação e INEP o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), das escolas municipais. São sujeitos da pesquisa professores que estão no exercício da docência nas escolas rurais do município, que concluíram a graduação pela UAB, no período de 2007 a 2012, a coordenação do Polo e a secretaria de educação do município. Os resultados da pesquisa indicam que a formação dos professores da educação básica em nível superior, sob a modalidade da EAD contribui para a formação, qualificação profissional e acompanhamento das inovações tecnológicas para a aprendizagem e consequente qualificação da prática pedagógica do professor. Os dados de evolução do IDEB das escolas do município indicam a melhoria na classificação de posição, todavia a pesquisa não pode determinar e atribuir uma relação definida e direta entre a formação dos docentes a melhoria desse índice.
Externo à Instituição - ANDRÉIA DA SILVA QUINTANILHAS SOUSA
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO