PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: EDNALDO ALVES DOS SANTOS

DISCENTE: EDNALDO ALVES DOS SANTOS
DATA: 29/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo acerca da construção e implementação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bernadete Montenegro no município de Sapé-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo teve como ponto de partida as minhas experiências como docente a partir de 1986 na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Mª Bernadete Montenegro no município de Sapé-PB, como também da minha vivência com a realidade do campo, haja vista que sou da zona rural do referido município, onde resido até hoje. Além do meu envolvimento com o movimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Assim, nosso objetivo central foi analisar o processo de construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da supracitada escola, a fim de descobrir se esse PPP dialoga com as políticas voltadas para a educação do campo e as lutas desenvolvidas no âmbito da educação popular. Isso porque durante toda a minha vida profissional nessa escola pude observar a importância da implementação do PPP para que o mesmo possa corresponder à realidade da escola do campo. Como também experimentando os questionamentos dos alunos a respeito de conteúdos que, para eles, não são significativos. Quando, para nós, o PPP deveria introduzir conteúdos de suas vivências locais e históricas. Sendo notável que a escola na sua proposta pedagógica é uma continuidade extensiva da escola da cidade para a escola do campo. Então, diante dessa contextualização, inquietação, questionamentos e do papel da educação popular pedagogicamente presente nos movimentos sociais e das políticas públicas voltadas para as escolas do campo suscitou em mim o interesse de estudar o PPP da escola. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se na abordagem materialista histórico-dialética e pode ser classificado como qualitativo (do ponto de vista da forma de abordagem), dialético (do ponto de vista do método) e exploratório (do ponto de vista da finalidade). Os instrumentos investigativos foram: a entrevista semiestruturada, o formulário sobre o perfil dos sujeitos da pesquisa, a observação participante, relatos de vida de alguns moradores da comunidade do Distrito de Renascença (Zona Rural) Sapé/PB e levantamento documental e bibliográfico. O procedimento utilizado para análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que algumas passagens do PPP assinalam uma perspectiva de formação crítica, porém, os depoimentos foram numa direção contrária, visto que apontam que a construção do PPP não foi, de fato, coletiva, houve uma centralização por parte da gestão escolar. E, embora o PPP tenha sido construído para o biênio 2012-2013, até hoje, 2014, ele não foi implementado. De modo geral, concluímos que a construção do PPP da escola estudada não dialoga com as políticas voltadas para a educação do campo nem com as lutas desenvolvidas no âmbito da educação popular.
Externo à Instituição - ADELMO CARVALHO DA SILVA
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO