PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: IDALMA SILVA DE ARROXELAS MACEDO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IDALMA SILVA DE ARROXELAS MACEDO PEREIRA
DATA: 29/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Narrativas de Psicólogos e Sentidos Contemporâneos dos Discursos sobre a (In)disciplina na Escola(2010-2012)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação, Disciplina, Discurso, Infância.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A dissertação trata de uma pesquisa cujo objeto de estudo são os discursos contemporâneos sobre a (in)disciplina na escola, tomando como base as narrativas de psicólogos sobre os alunos, com recorte temporal para os anos de 2010-2012. Os aportes teóricos que configuram a pesquisa norteando a metodologia, o método e as fontes, pondo-os em funcionamento, são o campo da História Cultural da Educação, – como novo campo da historiografia e herdeira da nova história –, em diálogo com a Análise do Discurso e o Método Indiciário, na perspectiva teórica de Michel Foucault. Os documentos/fontes utilizados funcionam como práticas discursivas que se movimentam para normalizar, punir e controlar as condutas dos(as) alunos(as) “problema” e foram lidas utilizando-se das lentes da arqueo-genealogia de Michel Foucault. A referida pesquisateve como objetivo geral analisar os discursos da expertise da escola pesquisada, particularmente da psicóloga de uma escola municipal, de ensino fundamental I e II, sobre as crianças consideradas (in)disciplinadas, tomando como fonte 42 Fichas de Acompanhamento dos(das) Alunos(as), utilizadas em livros de ocorrências. Tais fontes são documentos escolares e funcionam como estratégias de governo da infância, com ordenamentos sobre os comportamentos infantis normatizados pela escola. Representam, pois, verdadeiros dossiês escolares, como parte do conjunto de documentos que registram a história escolar de cada aluno(a), e que se constituem na principal fonte da pesquisa. Outros documentos foram também utilizados como fontes, como o Projeto Pedagógico da Escola e o Regimento Interno da escola, nos quais constam as normas e regras que visam garantir uma convivência “saudável e equilibrada” no ambiente escolar, e que, se acredita serem fundamentais para o bom andamento dos comportamentos dos alunos. O primeiro procedimento metodológico consistiu em identificar e anotar as ocorrências relacionadas aos comportamentos considerados indesejáveis para o desenvolvimento dos(as) alunos(as) pela escola, seguido da análise dos discursos da expertise escolar, particularmente da psicóloga, e como estes foram postos em funcionamento na prática escolar. Este estudo vem confirmando os resultados de outras pesquisas realizadas em outros contextos, ou seja, a percepção de que ao tratarmos da questão da (in)disciplina é imprescindível considerar as influências exercidas pela cultura escolar e pelas práticas educativas no cotidiano da escola. Isso significa dizer que a (in)disciplina é produzida, é fabricada no interior da escola. Com as ferramentas criadas por Michel Foucault foi possível ter uma compreensão de como se dá o processo de formação desse “anormal contemporâneo” que, segundo o discurso corrente nas escolas, é um(a) aluno(a) (in)disciplinado(a), que não dá certo na escola; portanto, disfuncional aos seus propósitos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1285790 - MARIA DO SOCORRO NOBREGA QUEIROGA
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Externo à Instituição - REGINA COELLI GOMES NASCIMENTO