PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: REJANE GOMES FERREIRA

DISCENTE: REJANE GOMES FERREIRA
DATA: 28/08/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: OS ESTUDANTES DO PROEJA NO IFRN: a contribuição dos seus arranjos culturais para a permanência no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Permanência escolar. Educação Profissional.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho buscou indícios que apontam para algum êxito alcançado pelos estudantes do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN – Campus Currais Novos. Ciente do tamanho das adversidades quanto aos aspectos institucionais, socioeconômicos, pedagógicos, didáticos e pessoais, que incidem na desistência dos alunos do citado curso, este estudo de caso, no âmbito da educação popular, procurou fugir do imobilismo que ameaça as perspectivas de leituras críticas acerca das situações geradoras de fracasso, sistematicamente apontadas para os cursos do PROEJA. Para se aproximar de seu objetivo, com os riscos de parecer privilegiar os méritos individuais, ou o jargão “se você quiser você pode”, buscou-se, neste trabalho, encontrar pistas, a partir de respostas apresentadas pelos alunos, de baixo para cima, capazes de projetar o educando como protagonista, apoiado basicamente em seus arranjos culturais mais relevantes e pouco valorizados. Ganhou ênfase a capacidade relacional dos alunos, inclusive de determinados professores, quando se sentiam vinculados a grupos de apoio, o que permitiu a eles, estudando juntos, vencer as adversidades e conquistar, mesmo com grande sacrifício, suas metas de qualificação. Os sujeitos da pesquisa são estudantes que concluíram o Curso Técnico em Alimentos, docentes e gestores. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, caracterizando-se como um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação e a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a permanência dos alunos no Curso Técnico em Alimentos pode ser fortalecida com o apoio institucional, com práticas pedagógicas e didáticas mais capazes de preocupar-se com os educandos em processos de aprendizagem e em sua lógica de enfrentamento das dificuldades já inventariadas por esta e por diferentes pesquisas. Se os aspectos relacionais, conviviais apontados tão fortemente pelos alunos do PROEJA não resolvem os problemas, mas podem gerar uma ação didática e pedagógica investigativa, mais capaz de ir detectando, a cada etapa, os problemas que ameaçam a permanência dos educandos, e que vão emergindo, como vimos acontecer nas melhores experiências de educação popular, perseguidas pela ditadura civil-militar.
Externo à Instituição - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
Presidente - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES