PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SIMONY ARAUJO DE MORAIS

DISCENTE: SIMONY ARAUJO DE MORAIS
DATA: 26/08/2014
LOCAL: Sala AB 100 da UAEd da UFCG
TÍTULO: Programa Escola Ativa em Campina Grande - PB (2002-2012): um estudo de suas propostas de participação social e de gestão escolar
PALAVRAS-CHAVES: Programa Escola Ativa; Gestão Escolar compartilhada; Participação passiva.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem como objeto de estudo o Programa Escola Ativa e sua proposta de gestão escolar e de participação, tendo como referência a análise da experiência desenvolvida no município de Campina Grande-PB de 2002 a 2012. A pesquisa buscou compreender as articulações entre as propostas de participação do PEA e a concepção de Estado, de sociedade e de homem denominada de neoliberalismo de Terceira Via, dominante a partir do início do século XXI. O Programa Escola Ativa consiste em uma política voltada para escolas rurais multisseriadas, implementado no Brasil entre 1997 e 2012, mediante um convênio do governo federal com o Banco Mundial. O estudo objetivou identificar e discutir as configurações da gestão escolar e da participação em escolas que implantaram o Programa em Campina Grande, tendo como referência documentos da Secretaria de Educação e entrevistas realizadas com profissionais do magistério que atuaram nos dez anos de vigência do PEA. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, abrangendo estudo bibliográfico, análise documental e entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo, que se pauta na descrição, categorização e interpretação do conteúdo das mensagens analisadas. A pesquisa permitiu a identificação de que, antes da implementação do PEA, as escolas rurais do município de Campina Grande apresentavam um quadro de abandono por parte da SEDUC, falta de recursos didático e de acompanhamento do trabalho pedagógico, precariedade física e escassez de merenda. Esse quadro mudou com o PEA, em decorrência da implantação de mecanismos de acompanhamento às escolas por parte da SEDUC-CG. Nas entrevistas, a concepção de gestão escolar que prevaleceu consistiu na gestão compartilhada, visto estar fundada na execução, por segmentos da comunidade escolar, sobretudo estudantes, de tarefas relativas ao bom funcionamento da escola. A participação da comunidade na gestão da escola ocorreu de forma passiva, reduzindo-se a sua presença nos eventos/festas nas escolas e nas atividades do PEA referentes ao elemento Escola e Comunidade. A concepção de gestão tradicional foi, também, identificada na pesquisa, por meio dos depoimentos que expressaram a centralização do poder de decisão na direção da escola e a reduzida participação da comunidade escolar e local na gestão. Também, foi destacada que a atuação do conselho escolar, na maioria das escolas, era restrita às questões de gerenciamento dos recursos financeiros.
Presidente - 480.063.941-72 - ANDRÉIA FERREIRA DA SILVA - UFCG
Externo à Instituição - ANTONIO LISBOA LEITÃO DE SOUZA