PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: NILCIONE MACIEL LACERDA

DISCENTE: NILCIONE MACIEL LACERDA
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Laboratório de Pesquisa do Mestrado Profissional - MPGOA
TÍTULO: TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR DOS JOVENS ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NO ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. JOVENS ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO. SUCESSO ESCOLAR.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Nas duas últimas décadas o Brasil tem experienciado um processo de expansão e democratização do acesso à educação superior, tendo como principal desafio garantir a permanência e o sucesso escolar do alunado, sobretudo aqueles pertencentes às camadas populares. Transpor as barreiras que impedem o acesso e a permanência, com reconhecida qualidade acadêmica, nas universidades públicas ainda é um desafio enfrentado por muitos jovens na sua trajetória de escolaridade, cuja problemática tende a favorecer a continuidade da discriminação e exclusão social. Esta dissertação foca seu interesse nas trajetórias de sucesso escolar de jovens de origem popular e oriundos de escolas públicas no ensino superior, na faixa etária de 18 a 24 anos. Tem como objetivo conhecer e analisar os processos que favorecem o ingresso e a permanência desses jovens em cursos de graduação, considerados de alto prestígio social, na Universidade Federal da Paraíba. Considerando ainda, o fato de que estes estudantes apresentam uma “distinção” curricular (Bourdieu, 1998) na sua trajetória universitária como participante no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, permitindo-lhes aquisição do status de Pesquisador do CNPQ. Este fenômeno aqui denominado de Sucesso Escolar se apresenta como um tema ainda pouco explorado na academia, fato que possibilita uma valiosa contribuição para diferentes áreas relacionadas com a educação e a educação superior. A luz de enfoque teóricos esse assunto é explicado por alguns franceses como o “sucesso escolar improvável” (Lahire, 1997, 1998, 1999), “êxitos paradoxais” (Charlot, 2000, 2002, 2009) e “os fora da norma/deserdados” Bourdieu (1964,1998). No Brasil há estudos que denominam esse fenômeno como sendo “longevidade escolar”, casos “atípicos” ou “trajetórias excepcionais” nos meios populares: Piotto (2007); Nogueira (1998, 2000); Portes (2000); Setton (2005); Zago (2006), Honorato (2005) e Teixeira (2008), entre outros. A metodologia adotada mesclou dados quantitativos e qualitativos para tratamento do objeto proposto. No primeiro caso, foram aplicados sessenta questionários com estudantes de diferentes cursos de graduação, oriundos de escolas públicas e que atuavam como bolsista do Programa de Iniciação Científica –PIBIC. Essa amostra foi selecionada de forma casual e aleatória com vistas organizar um perfil sócio-econômico e educacional desses estudantes. Quanto a técnica qualitativa, aplicamos uma entrevista semiestruturada, nos meses de fevereiro e março de 2015, com sete estudantes universitários, matriculados em cursos de alto prestígio social, com a finalidade de melhor apreender as questões relacionadas com suas trajetórias singulares de escolaridade e a relação com o sucesso escolar. No contexto da pesquisa qualitativa utilizamos a etnometodologia, o método das narrativas biográficas, para efetivar as análises das informações fornecidas por esse alunado, baseado nos referenciais teóricos de: Coulon (2008), Alheit e Dausien (1994, 2006), Bertaux (2005) e Diniz (2009). Conclusão: Partimos da percepção de que as trajetórias de sucesso acadêmico dos estudantes universitários, oriundos de escolas públicas, se devem a interdependência de diferentes fatores, tais como: a participação da família e da escola como importantes agencias socializadores de conhecimento, influenciando na construção de percursos lineares na educação básica; a assistência financeira como fator decisivo para a dedicação à vida acadêmica; a participação ativa do aluno na relação com o saber e o desejo de mobilidade social que supere a condição de sujeitos “deserdados” (Bourdieu, 1964).
Externo ao Programa - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO