PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: AMURIELLE ANDRADE DE SOUSA

DISCENTE: AMURIELLE ANDRADE DE SOUSA
DATA: 28/08/2015
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O IDEÁRIO DA ESCOLA NOVA NA PARAÍBA: Circulação de novos saberes nos discursos de José Baptista de Mello (1930-1936).
PALAVRAS-CHAVES: Escola Nova. José Baptista de Mello. Imprensa
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a circulação do ideário da Escola Nova no estado da Paraíba, através dos discursos do professor José Baptista de Mello encontrados nos jornais A União e A Imprensa. Considerando a influência desses discursos na circulação e propagação de novas ideias, rompe com um modelo de ensino tradicional, para métodos de ensino enriquecido pela prática e a preparação para o trabalho, envolvendo expectativas e interesses comuns da época. Portanto, é significativo enfatizar que a “Escola Nova” é um movimento bastante importante para a historiografia da educação brasileira, que afirmava, em seu método, as teorias científicas ligadas à biologia, sociologia e psicologia, para que, a partir das hierarquias das capacidades, ocorresse uma aprendizagem significativa para os educandos, recebendo influências didáticas e filosóficas de Dewey, Montessori, Decroly entre outros. O Brasil participou ativamente deste movimento que se consolidou com a divulgação do documento conhecido como Manifesto dos Pioneiros, no qual os seus signatários debruçaram-se sobre as novas diretrizes para a educação brasileira. Entretanto, a divulgação deste ideário nos demais estados ocorreu em épocas e maneiras diferentes. Na Paraíba, o primeiro discurso encontrado nos jornais ocorreu no ano de 1930, publicado pelo professor José Baptista de Mello; a partir dele surgiram outros discursos referentes ao assunto. Acredita-se que este professor tenha sido um dos pioneiros a tratar a Escola Nova no estado, fazendo circular este novo saber na imprensa, influenciando inúmeros educadores em favor desta inovação educacional. Portanto, os estudos aqui empreendidos se constituíram, através de um conjunto de procedimentos metodológicos, tais como: análise do conteúdo; utilizações de fontes como Jornais, Revistas e produção de discursos. Perscrutaram-se, ainda, as contribuições teóricometodológicas da Nova História Cultural, a partir das quais será analisada, especificamente, a importância da imprensa na propagação da informação para a historiografia.
Presidente - 640.188.494-00 - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA - UFCG
Interno - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES