PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SANDRA SILVESTRE DO NASCIMENTO SILVA

DISCENTE: SANDRA SILVESTRE DO NASCIMENTO SILVA
DATA: 28/11/2015
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Práticas Educativas e Segurança Humana: O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - PROERD
PALAVRAS-CHAVES: Prevenção às drogas, Violência na /da escola, Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho se propôs analisar o Programa Educacional de Resistências às drogas e à Violência - PROERD – enquanto programa que articula dois campos da política pública, o da segurança humana com o da educação, com o intuito de prevenir o uso de drogas lícitas ou ilícitas por crianças e adolescentes e diminuir as manifestações de violência nas Escolas. No século XX, o Brasil no campo das politicas sociais e educacional tem experienciado projetos em educação e segurança pública, criados a partir de outras realidades e culturas. O aumento da violência social no âmbito da escola básica tem pautado a criação de projetos e programas de prevenção às drogas envolvendo as unidades federadas e vários campos das politicas sociais, expandindo programas preventivos de prevenção à violência. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD em uma Escola Estadual de Campina Grande. Com os objetivos específicos pretende: a) identificar os limites e potencialidades do PROERD na realidade educacional brasileira e campinense; b) Identificar junto a profissionais da escola a experiência do PROERD no contexto escolar; c) verificar se o PROERD tem contribuído para prevenir a violência e o uso de drogas; d) analisar a dimensão educativa da ação preventiva junto ao PROERD realizada por policiais militares. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa de coleta e análise dos dados, tendo como sujeitos gestor, professores, alunos e policiais militares. Quando a vida de crianças, adolescentes e jovens encontra-se vulnerabilizada no contexto escolar e comunitário estudos são demandados envolvendo a reflexão entre educação, segurança humana e cidadania numa perspectiva crítica. Os resultados das nossas análises nos indicaram que o PROERD figura como um programa educacional com boa aceitação dentro da escola lócus da pesquisa. A atuação educativa abre uma perspectiva de discussão sobre as temáticas drogas e violência entre os policiais militares, educandos, comunidade escolar e a sociedade em geral. Uma atuação importante, pois permite também uma desmistificação do trabalho reativo da PM diante da sociedade, sendo qualificada dentro da ideologia da Polícia Comunitária.
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Externo ao Programa - 1453013 - GUSTAVO BARBOSA DE MESQUITA BATISTA