PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LÍVIA SONALLE DO NASCIMENTO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍVIA SONALLE DO NASCIMENTO SILVA
DATA: 26/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MOVA- BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO RIO GRANDE DO NORTE
PALAVRAS-CHAVES: Prática pedagógica. Alfabetização de Jovens e adultos. MOVA-Brasil
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica realizada no Projeto MOVA-Brasil a partir da formação (inicial e continuada) que é ofertada para os seus monitores. Nesses termos, a principal preocupação é saber como essa formação contribui para uma prática pedagógica alfabetizadora, segundo os princípios que norteiam esse mesmo Projeto, no caso, a abordagem freireana. A pesquisa desenvolvida é de caráter qualitativo e foi realizada em duas etapas: a teórico-bibliográfica e a empírica. A primeira condensou-se em estudos e discussões de autores, como Freire (1996, 2014), Gadotti (2013), Soares (2009), Silva (2011), Souza (2006), dentre outros, que abordam pesquisas sobre a alfabetização como prática social a partir dos pilares do pensamento freireano e sobre prática pedagógica. A segunda etapa se constituiu da fase empírica da pesquisa, envolvendo 06 (seis) monitoras egressas do Projeto MOVA-Brasil que atuaram entre os anos de 2009 e 2013 no Polo do Rio Grande do Norte. Foram coletadas narrativas do tipo (auto)biográfico, com recortes em relatos parciais e foco no processo formativo na área da alfabetização de jovens e adultos e no âmbito do Projeto, campo empírico da investigação. Os documentos utilizados para realizar as análises foram os registros (planos de aula dos monitores e as atividades dos educandos) presentes nos portfólios dos educandos. Foram realizadas, ainda, observações participantes dos encontros de formação com os monitores do Projeto, apresentadas, de forma reflexiva, por meio de excertos dos relatos do campo da pesquisa. Este estudo fundamenta-se na análise de conteúdo e seu conjunto de técnicas para tratar as informações e os dados coletados, com base em Bardin (2011). A análise dos dados empíricos revela que tanto a formação inicial como a continuada, oferecidas pelo Projeto MOVA-Brasil aos seus monitores, constituem uma importante contribuição para a prática pedagógica, norteando os passos que devem ser seguidos na utilização da metodologia freireana. As conclusões apontam que, apesar da constatação positiva da incidência do processo formativo sobre a prática pedagógica, as aprendizagens, no que diz respeito aos princípios freireanos, refletem ainda muitas limitações que necessitam ser superadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ BATISTA NETO
Interno - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND