PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MERYGLAUCIA SILVA AZEVEDO

DISCENTE: MERYGLAUCIA SILVA AZEVEDO
DATA: 26/02/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: “A CREANÇA É UMA PLANTA MIMOSA E GENTIL, FRAGIL E ENCANTADORA”: Uma leitura sobre a educação da infância na Revista do Ensino (1932-1942)
PALAVRAS-CHAVES: Revista do Ensino. Imprensa. Infância.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa se insere no campo de estudos da área História da Educação, mais especificamente nos estudos sobre a imprensa educacional, sendo o objetivo geral analisar as temáticas da Revista do Ensino da Paraíba sobre a educação da infância na política da Diretoria do Ensino Primário. Deste modo, o nosso intuito foi de contribuir com a historiografia da educação da Paraíba, em diálogo com a produção brasileira relacionada ao tema de pesquisa. Para tal investigação, trabalhamos com o recorte temporal de circulação da Revista do Ensino, o qual foi de 1932 até 1942, o primeiro ano que saiu o exemplar inaugural e, o segundo foi o ano em que o impresso publicou seu último número, totalizando assim, 15 exemplares e 18 números. Os principais procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisa documental, tendo como referência os 18 números da Revista do Ensino e estudo de referencial teórico relacionado ao tema, sobretudo os estudos sobre impressos educacionais. A pesquisa se desenvolveu a partir do olhar da Nova História Cultural. Para as análises, utilizamos como referenciais os seguintes autores: Roger Chartier; Michel Foucault; Denice Barbara Catani; José Baptista Mello; Maurilane de Souza Biccas; Olga Brites; Paula Cristina David Guimarães; entre outros. Dentre as várias análises realizadas neste estudo, concluímos que a Revista do Ensino como periódico oficial do Estado da Paraíba veiculou e legitimou saberes sobre o ensino primário, formação docente, alunos, família, políticos, intelectuais, educadores, entre outros. A Revista do Ensino fez circular as propostas de modernização do ensino paraibano, tentando instaurar um ‘novo’ ideário pedagógico e suas diferentes facetas. Diante disso, encontramos no impresso educacional paraibano uma comunicação entre a chamada Escola Antiga e a Escola Nova, ao acionar projetos de uma educação da infância pautada na psicologia, na biologia, no higienismo, na moral e no civismo, promovendo assim, práticas educativas para civilizar e moralizar as crianças e, mais do que isto, normatizar e disciplinarizar corpos e mentes.
Presidente - 1285790 - MARIA DO SOCORRO NOBREGA QUEIROGA
Interno - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES