PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LAYS REGINA BATISTA DE MACENA MARTINS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYS REGINA BATISTA DE MACENA MARTINS DOS SANTOS
DATA: 26/02/2016
HORA: 14:30
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO POBRE NA PARAHYBA DO NORTE: INSTRUIR PARA CIVILIZAR. 1855 – 1889
PALAVRAS-CHAVES: Província da Parahyba do Norte; População Pobre; Século XIX; Instrução Pública Primária.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo analisar a escolarização da população pobre na Província da Parahyba do Norte como parte do processo de institucionalização da instrução pública primária entre os anos de 1855, a primeira menção encontrada nos relatórios dos presidentes de Província sobre a existência de alunos pobres nas aulas públicas primária. E 1889, em razão de ter marcado a política e a sociedade da época com a mudança de regime político. Para construção da narrativa, elegemos como fontes principais os relatórios de presidentes da Província, os relatórios do diretor geral da instrução, as leis e regulamentos da instrução pública, jornais que circularam na Província durante o período estudado, livros de memorialistas, informações oficiais publicadas no senso demográfico de 1872 e os Documentos Diversos da instrução pública, entre eles requerimentos, ofícios e abaixo assinados destinados à Assembleia provincial, além da bibliografia produzida acerca da história, da educação e da história da educação na Paraíba. A escolha das fontes contemplou as informações contidas sobre instrução e sociedade na Parahyba do Norte no século XIX. A partir do referencial teórico da história social, buscamos perceber nos documentos informações sobre as experiências “dos subalternos a partir de suas próprias especificidades constituintes”. Ou seja, analisar as interações sociais desses sujeitos até então submissos à sociedade proveniente do capital que compunha as elites econômicas da época. O percurso metodológico considerou a organização da instrução na Província a partir do funcionamento das aulas de primeiras letras destacando os conflitos percebidos no processo de escolarização, bem como esforçando-se para uma leitura crítica para não assimilarmos diretamente os discursos oficiais e nem tampouco reproduzi-los como verdades absolutas. No decorrer da pesquisa percebemos que o ideal de instrução pensado à época estava unido a necessidade de inserir a nação em um projeto de civilização, que a partir dos discursos dos homens da época, o acesso à instrução garantiria a libertação do povo da ignorância, reconfigurando uma moral pautada no desenvolvimento como forma de progresso social. O que caracterizaria com isso uma sociedade civilizada. Assim, a partir das análises realizadas sobre o perfil etnicorracial e econômico da população paraibana e as condições que se encontrava a instrução pública primária na Província e a partir, em especial, de cinco casos de aulas públicas primárias que se apresentaram como aulas destinadas a essa população, encontrados ao longo da pesquisa, concluímos que a população pobre teve acesso às primeiras letras na escola pública paraibana oitocentista, pela defesa da instrução ser também considerada um meio de acesso à civilização.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
Interno - 2378996 - CLAUDIA ENGLER CURY
Presidente - 1551123 - MAURICEIA ANANIAS
Externo à Instituição - WELLINGTON BARBOSA DA SILVA