PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: EVELYANNE NATHALY CAVALCANTI DE LUNA FREIRE

DISCENTE: EVELYANNE NATHALY CAVALCANTI DE LUNA FREIRE
DATA: 29/02/2016
LOCAL: CCHLA- SALA 404
TÍTULO: A ESCOLA NOVA E A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NA PARAÍBA: a formação dos professores e os grupos escolares (1930-1946)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Primário – Escola Nova – Formação de professores
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação propõe discutir questões relacionadas à história da educação escolar e a política educacional paraibana nos anos de 1930 e 1940 por fazer parte de um momento político de efervescência no campo educacional, tanto no âmbito nacional quanto local. A pesquisa foi realizada no Arquivo Histórico do Estado da Paraíba Waldemar Bispo Duarte, vinculado à Fundação Espaço Cultural – FUNESC, no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano – IHGP e no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese da Paraíba, mais especificamente consultando as notícias publicadas no Jornal A União e no Jornal A Imprensa. Também foram utilizados exemplares da Revista do Ensino, assim como as leis, os decretos e decretos-leis nacionais e locais relacionados tanto ao ensino primário e ao ensino normal como aqueles referentes à organização da educação escolar das cidades, voltada para as crianças. Tem como objetivo principal discutir a educação escolar primária paraibana, buscando enfatizar aspectos da modernização e do desenvolvimento do ensino citadino, especialmente manifesto pela criação e expansão de grupos escolares, no período de 1930 até 1946. Para tanto, procuramos observar como o ensino primário estava estruturado e como foi pensado e articulado. Realizamos a análise sobre o nosso objeto de pesquisa, procurando manter um diálogo das fontes coletadas com a leitura crítica da produção historiográfica referente ao período estudado. A reflexão fundamentou-se no referencial teórico propugnado por Hobsbawm (2013), que nos aponta sobre “mudanças e inovações” que ocorreram durante todo o período histórico, bem como observando as questões que tenderam a “permanecer”, considerando o âmbito local e o nacional. Nos apropriamos também das indicações teóricas propostas por Thompson (2001), especialmente no que concerne às ideias relativas as “peculiaridades políticas e culturais”. Para nos reportarmos as questões mais diretamente relacionadas à educação, nos aproximamos dos escritos efetivados por Saviani (2011), buscando perceber o movimento das questões relativas às “ideias pedagógicas” no período supracitado. Dessa forma os referenciais teóricos nos subsidiaram para perceber como o ensino primário fora pensado, projetado e estruturado fisicamente e pedagogicamente. Também nos preocupamos em observar as linhas mais gerais o processo de formação ou de qualificação dos professores que trabalhavam no ensino primário.
Presidente - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
Externo à Instituição - MARIA INES SUCUPIRA MACIEL