PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANTONAIDE RODRIGUES BUHNE

DISCENTE: ANTONAIDE RODRIGUES BUHNE
DATA: 29/02/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO: uso social da leitura e da escrita dos operários-educandos da Construção Civil
PALAVRAS-CHAVES: Letramento social. Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como os educandos do Programa Escola Zé Peão (PEZP) fazem uso da leitura e da escrita, na perspectiva do letramento em suas relações sociais. No que refere aos fundamentos teóricos do letramento para a realização desse trabalho buscamos na abordagem histórico-cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados a partir da técnica de observação não participante, nas salas de aula localizadas nos canteiros de obras, no espaço da formação inicial e continuada do PEZP e as mesmas foram registradas em diário de campo, como também, através da realização de entrevistas semiestruturadas com os educandos operários. Os resultados revelaram que os educandos pesquisados exercem práticas sociais letradas e reconhecem o valor da leitura e da escrita para as suas atividades e resolução de problemas cotidianos. Nossas conclusões indicam à importância de se trabalhar as práticas pedagógicas, no processo de alfabetização de jovens e adultos, na perspectiva do uso social da leitura e a escrita.
Externo ao Programa - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA