PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ADRIANA VILAR DOS SANTOS

DISCENTE: ADRIANA VILAR DOS SANTOS
DATA: 24/02/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Educação, docência e memórias da professora Maria Bronzeado Machado (1940-1986)
PALAVRAS-CHAVES: Maria Bronzeado Machado. Mulher. Educação. Escrita. Memória
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Reconhecer a importância da mulher no desenvolvimento das sociedades talvez seja a ideia que melhor expresse a necessidade da introdução e de sua inclusão como sujeito a ser investigado enquanto agente da história. Nessa perspectiva, o presente estudo busca identificar a concepção de educação e docência da professora e poeta Maria Bronzeado Machado, no período de 1940 a 1986. Como aporte metodológico, utilizamos o método biográfico tomando como fontes textos encontrados no Jornal A União, no livro Flôres do Caminho, de sua própria autoria, bem como nos relatos de seus ex-alunos encontrados nas redes sociais como Orkut e Facebook. Este estudo está assentado nas contribuições da Nova História Cultural que permitiram uma ampliação das abordagens e dos métodos utilizados para as pesquisas envolvendo as mulheres. Dentro da perspectiva de representação, Roger Chartier desenvolve noções e conceitos úteis para guiar esta investigação. Referente à história das mulheres, a discussão dos referenciais teórico-metodológicos está ancorada em autores como Perrot (2008), Del Priore (2004), Louro (2012), Almeida (1997), Lima (2007), Pinsk (2014) e Rago (1991). Ainda autores que expressam ideias referentes às categorias que orientam o trabalho: biografia e memória. As fontes estão divididas em dois suportes: impressas, que englobam as noticias relacionada à professora e poeta, discurso e poemas ambos publicados no Jornal A União ,o Livro Flôres do Caminho do qual foram analisados textos alusivos à educação, família, formação e gestão e documentos referentes ao IPEP pesquisados no Arquivo da Inspetoria Técnica de Ensino do estado da Paraíba (Setor de Escolas Extintas –STE); fontes digitais, de onde foram selecionados textos produzidos por seus ex-alunos, relatos sobre a professora e poeta Maria Bronzeado Machado e diversas práticas desenvolvidas na escola que abrangem: currículo, gênero, religião, práticas docentes, professores/as, sociabilidades etc. A soma dessas fontes concorreram para entender a trajetória e atuação da professora referenciada no âmbito educacional do período pesquisado. Seus escritos revelam sua paixão pelo magistério, sua concepção de educação nacionalista, maternal e religiosa. Acredita-se que analisar as memórias da professora e poeta Maria Bronzeado Machado converge para compreender não apenas o sentido de suas práticas e concepções educativas, mas também para contribuir e revelar aspectos da história da educação e da mulher paraibana.
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES