PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DAMIÃO FERNANDES DOS SANTOS

DISCENTE: DAMIÃO FERNANDES DOS SANTOS
DATA: 04/03/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM O MERCADO DE TRABALHO: desafios e possibilidades sob a ótica de seus docentes e discentes
PALAVRAS-CHAVES: EJA, Trabalho, Mercado de Trabalho.
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme a Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB 9394/96) é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Além disso, essa modalidade de educação deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional. O que, a nosso ver, relaciona a EJA à formação para o mercado de trabalho. Assim sendo, a presente dissertação constitui-se numa análise sobre a visão dos docentes e discentes dessa modalidade de ensino, acerca da sua relação como o Mercado de Trabalho, quanto aos seus desafios e possibilidades de uma qualificação. O lócus da investigação foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, localizado no município de Cajazeiras-PB. Metodologicamente, é uma pesquisa de campo exploratória e qualitativa, pautada numa perspectiva teórico-crítica, cujos instrumentos de coleta de dados são: a observação sistemática e participante, o formulário acerca do perfil dos entrevistados, roteiro de entrevista semiestruturada para os docentes e questionário semiestruturado para os discentes. Para análise dos dados utilizaremos da técnica análise de conteúdo. Do universo de 50 Discentes da turma do 3º ano do EJA regularmente matriculados no Ano letivo de 2015, entrevistamos uma amostra de 40%, que equivale a 20 alunos. Os quais foram escolhidos aleatoriamente, considerando apenas o fato de estarem no último ano do ciclo do ensino médio. No que diz respeito ao universo dos Docentes, entrevistamos 100% dos que ensinam na EJA, que equivale a 20 sujeitos.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 2214513 - CLAUDIA MARIA COSTA GOMES