PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: NORMA MARIA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NORMA MARIA DE LIMA
DATA: 14/08/2015
LOCAL: PPGE
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DAS CRECHES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA PARAÍBA SOBRE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Educação infantil. Formação de professores. Ensino de Arte. Representações sociais.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente tese foi realizada na Unidade de Educacao Infantil Unidade de Educacao Infantil (UEI), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e na Escola de Educacao Basica (EEbas) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), e teve como objetivos conhecer as representacoes sociais dos professores sobre a Arte na Educacao Infantil, identificar praticas e habilidades artisticas desenvolvidas nas instituicoes educativas investigadas e refletir sobre as contribuicoes da Arte para a formacao integral da crianca. Defendemos a tese na qual a concepcao que o professor de educacao infantil tem da Arte e suas implicacoes para o processo de desenvolvimento integral da crianca, refletem-se no seu fazer pedagogico com as linguagens artisticas. As bases teorico-metodologicas desse estudo investigativo foram a pesquisa qualitativa, na qual usamos o referencial teorico-metodologico da Teoria das Representacoes Sociais na perspectiva moscoviciana, que nos permitiu uma aproximacao com a subjetividade dos participantes, e, portanto acesso as suas representacoes. Os dados da pesquisa foram construidos a partir dos resultados coletados em entrevistas realizadas com os 11 professores das escolas/creches. Escolhemos fazer uma mesclagem de dados quantitativos e qualitativos, recurso utilizado para a triangulacao que permite uma visao mais ampla do fenomeno estudado. Os dados foram analisados de forma qualitativa, a partir da tecnica de analise de conteudo de Bardin e mostraram que os professores compartilham dos mesmos referentes representacionais sobre a arte, o que pode ser explicado pelas experiencias pedagogicas e vivencias comuns com a arte nas acoes educativas com criancas pequenas. Destacamos algumas representacoes encontradas: Arte e uma area de conhecimentos composta por diversas linguagens especificas; a Arte e comunicacao e expressao humana; ou ainda que a Arte e tudo aquilo que e criado pelo homem; ensinar Arte e uma acao educativa, mediacao, acao facilitadora dos professores na pratica pedagogica; Arte interfere no processo de desenvolvimento e formacao da crianca atraves do desenvolvimento da criatividade, autonomia, bem como da sua valorizacao; livre expressao, amplia sua visao de mundo, dentre outras. O presente trabalho nao esgota a possibilidade de estudos futuros sobre a tematica. No entanto, esperamos que ele contribua para as discussoes em torno do trabalho com arte na educacao infantil e suas contribuicoes na formacao integral do ser humano.
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 305742 - ANGELA MARIA DIAS FERNANDES