PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SAWANA ARAÚJO LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAWANA ARAÚJO LOPES
DATA: 31/05/2016
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS: DESAFIOS
PALAVRAS-CHAVES: Relações Étnico-Raciais; Políticas Educacionais; Projeto Político Pedagógico (PPP); Projetos Educativos.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Investigar sobre as relacoes etnico-raciais nas politicas educacionais e nos projetos Politicos Pedagogicos (PPP) resultou em uma pesquisa academicas que teve como objetivo geral compreender como as relacoes etnico-raciais estao sendo efetivadas nas politicas educacionais e implementadas nos Projetos Politicos Pedagogicos (PPP) e nos Projetos Educativos das escolas municipais de Joao Pessoa – Paraiba. Teve como objetivos especificos: identificar as relacoes etnico-raciais na legislacao nacional e local; interpretar a educacao das relacoes etnico-raciais na Lei nº 10.639/2003, Resolucao CNE/CP Nº01/2004, na Resolucao CEE/SEEC/PB nº198/2010, na Resolucao CME/PMJP nº2/2007 e analisar como as relacoes etnico-raciais estao sendo implementadas nos Projetos Politicos Pedagogicos e nos Projetos Educativos de duas escolas municipais de Joao Pessoa/PB. Para realizar essa investigacao foi efetuado, primeiramente, um levantamento de documentos nacionais, estaduais e municipais e posteriormente a analise de Projetos Politicos Pedagogicos (PPP) e Projetos Educativos desenvolvidos em duas escolas municipais de Joao Pessoa/PB. A pesquisa priorizou a abordagem qualitativa, utilizando-se da tecnica de analise documental proposta por Marli Andre (2013). O referencial teorico tomou como base a Pedagogia de Paulo Freire (1959, 1967, 1979, 1987, 1991, 1992,1996) e a sociologia das ausencias e das emergencias de Boaventura Santos (2010). Analisamos dois PPP, os quais denominamos de Escola A e Escola B, incluindo os Projetos Educativos, a luz dos documentos Legais e do referencial teorico. Constatamos a omissao da obrigatoriedade dos estudos das Relacoes Etnico-Raciais no PPP da Escola A, assim como em seus Projetos Educativos, o que caracteriza uma relacao com a categoria da sociologia das ausencias e das emergencias presente em Boaventura (2010). Enquanto no PPP da Escola B constatou-se a insercao e o debate das Relacoes Etnico-Raciais por meio de uma acao dialogica e coletiva dos profissionais da educacao com os estudantes e contemplou essa tematica por meio dos Projetos Educativos, parte constituinte do curriculo. Nesse caso o projeto “Inclusao e Diversidade no Cotidiano Escolar”, construido pela Escola B, contemplou o debate com a legislacao nacional, estadual e municipal e a cultura da escola. Como resultado apontamos a importancia da inclusao e implementacao das Relacoes Etnico-Raciais nos PPP e curriculo das escolas. Portanto, nosso estudo contribuiu para mostrar a necessidade de reforcar o debate e a positivacao da tematica das relacoes etnico-raciais nos espacos escolares e na sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1117802 - ELIO CHAVES FLORES
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Presidente - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO