PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ELLAILA ANDRIUS DE MORAES SOARES

DISCENTE: ELLAILA ANDRIUS DE MORAES SOARES
DATA: 29/02/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A Educação Popular nas pós-graduações em Educação: análises das dissertações e teses produzidas entre 2000 e 2014 na Região Nordeste
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Pós-graduação. Estado da Arte.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo surgiu vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educacao Popular, Servico Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS, o qual esta articulado ao Departamento de Servico Social da Universidade Federal da Paraiba – UFPB e a Pos- Graduacao em Educacao da mesma universidade. O estudo teve como objetivo geral, analisar as producoes academicas sobre Educacao Popular nas pos-graduacoes em Educacao da regiao Nordeste do pais, e como objetivos especificos, conhecer as abordagens dominantes e emergentes na area da Educacao Popular, identificando e analisando os objetivos, o referencial teorico, a metodologia e conclusoes dessas pesquisas, alem de examinar se nesses estudos a Educacao Popular e o objeto de estudo ou tematica secundaria. Para tal alcance, o tipo de abordagem utilizado foi o quanti- qualitativo por meio de uma pesquisa bibliografica. Neste sentido, a pesquisa procedeu da seguinte forma: inicialmente, foi realizado um levantamento bibliografico acerca das dissertacoes de mestrado e teses de doutorado das Pos-Graduacoes em Educacao da regiao Nordeste, que abordavam a educacao popular, em seguida, selecionamos os resumos para posterior analise. Na fase de analise dos dados, tomamos por base a tecnica de analise de conteudo elucidada por Bardin (1977). Durante a analise de conteudo, a pesquisa perpassou por tres polos cronologicos: a pre- analise, a exploracao do material e por fim, o tratamento dos resultados obtidos e interpretacao. Para tanto, utilizamos como fontes principais de coleta de dados, o banco de teses do portal da CAPES, o qual apresenta producoes de mestrado e doutorado de todo o Brasil de 2010 ate os dias atuais, alem dos relatorios de PIBIC´s de Chaves (2012), Sousa (2013; 2014), Santos (2014) e o Trabalho de Conclusao de Curso de Kiss (2013). Os principais teoricos que subsidiaram esse estudo foram: Demo (1995), Bardin (1977), Coelho (2002), Brandao (1981; 2006), Beisiegel (1982; 1986), Bezerra (2001), Goes (1980), Porto e Lage (1995), Scocuglia (2000), Haddad (200), entre outros. Por fim, a pesquisa mostrou em seus resultados que das 155 producoes encontradas, 74% trataram a Educacao Popular como tematica secundaria, e 26% como tematica primaria. Ademais, observamos que as producoes que abordavam a Educacao Popular estavam articuladas a 45 tematicas distintas. Alem disso, constatamos tambem que de 100 producoes, 62% concentravam-se no referencial teorico critico (freireano). Diante disto, aferimos que a Educacao Popular se apresenta de multiplas formas, assim, nao ha um sentido univoco para se estuda-la e ate mesmo compreende-la.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 6338403 - JOSE FRANCISCO DE MELO NETO