PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ROSÂNGELA CHRYSTINA FONTES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSÂNGELA CHRYSTINA FONTES DE LIMA
DATA: 07/08/2016
LOCAL: PPGE
TÍTULO: CULTURA ESCOLAR DO GRUPO ESCOLAR DR. THOMAS MINDELLO: ESPAÇO DE REINVENÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS (1932-1950)
PALAVRAS-CHAVES: Grupo escolar. Práticas pedagógicas. Escola Nova. Instituições auxiliares de ensino. Cultura material escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O estudo aqui apresentado objetivou investigar sobre uma instituicao escolar singular, o Grupo Escolar Dr. Thomas Mindello, no contexto das novas tendencias pedagogicas que marcaram a educacao brasileira, e por conseguinte a paraibana, no periodo de 1932 ate 1950. Adotamos uma metodologia que manteve durante toda a sua narrativa o entendimento da relacao entre o geral e o particular, considerando tanto os aspectos relativos ao movimento da historia da educacao brasileira, quanto as especificidades paraibanas. A analise e a interpretacao das fontes documentais por nos utilizadas (leis, decretos, regulamentos, programas de ensino, oficios, circulares, relatorios, iconografia, periodicos, alem do acervo relacionado a cultura material escolar),deram substrato para construcao do conhecimento acerca da mencionada instituicao escolar. Para tanto, foram consultados o Arquivo Historico do Estado da Paraiba Waldemar Bispo Duarte, vinculado a Fundacao Espaco Cultural - FUNESC; o Setor de Obras Raras da Biblioteca Central da UFPB; o Arquivo das Escolas Extintas do Estado da Paraiba (1ª Regiao de Ensino) e o Instituto Historico e Geografico Paraibano - IHGP. As analises aqui desenvolvidas se fundamentaram em uma perspectiva critica e problematizadora, aportados na abordagem teorica no ambito do que os historiadores passaram a denominar de Historia Social (THOMPSON, 1981) e suas inevitaveis implicacoes com a dimensao cultural, uma vez que neste estudo adentramos ao universo das praticas educativas processadas no interior (caixa preta) do mencionado Grupo Escolar. Para tanto, tambem foi necessario nos apoiarmos nos estudos realizados por Magalhaes (2004), Forquin (1993) e Julia (2001) no que concerne, especificamente a discussao que efetivamos em torno da cultura escolar e sua materialidade. Nesse sentido, o nosso argumento de tese, encontra-se assentado na perspectiva de que o referido Grupo Escolar manteve o seu status social e educacional porque os seus docentes e administradores optaram por torna-lo um espaco de experimentacao de novos metodos, procedimentos e praticas pedagogicas orientadas pelas indicacoes filosoficas, teoricas e sociologicas da Escola Nova. Assim, a referida instituicao escolar aqui em foco, configurou-se como uma referencia educativa e como um modelo escolar que deveria servir para todas as outras escolas publicas paraibanas, especialmente para os outros grupos escolares.Assim, considerando o nosso objeto de estudo, - o Grupo Escolar Dr. Thomas Mindello - verificamos que o mesmo se constituiu uma instituicao disseminadora da pedagogia renovada, visto que nele se instalaram os centros de interesse, alem de varias instituicoes auxiliares de ensino, tais como: jornal, cinema e radio escolar, clubes agricola e de leitura, o cooperativismo escolar, bem como, a Escola de Aperfeicoamento de Professores.
Presidente - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
Interno - 2378996 - CLAUDIA ENGLER CURY