PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: CATARINA CARNEIRO GONCALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CATARINA CARNEIRO GONCALVES
DATA: 23/02/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ENGAJAMENTO E DESENGAJAMENTO MORAL DE DOCENTES EM FORMAÇÃO DIANTE SITUAÇÕES DE BULLYING ENVOLVENDO ALVOS TÍPICOS E PROVOCADORES
PALAVRAS-CHAVES: Bullying; Alvos de Bullying; Engajamentos Morais; Desengajamentos Morais; Desenvolvimento Moral; docentes.
ÁREA: Educação
RESUMO: Praticas de bullying tem se apresentado como uma das questoes mais serias com as quais a escola tem que lidar, visto que sao formas de violencia que atingem diretamente a construcao da identidade de criancas e adolescentes, e se manifestam, sobremaneira, em ambito educacional, por ser o espaco no qual os pares tem experiencias mais intensas e extensas de convivencia. Embora o bullying seja uma forma de violencia que ocorre nas relacoes paritarias, sua prevencao e superacao necessitam da intervencao de sujeitos moralmente mais experientes - os professores - a fim de que sejam capazes de levar estudantes a tomada de consciencia do conteudo moral em jogo numa situacao de vitimizacao entre iguais. Entretanto, para que intervenham competentemente diante da problematica, e preciso que docentes conhecam os valores em jogo nesta violencia, mas, tambem, que estejam sensibilizados diante dela. Isso apenas sera possivel quando professores e professoras incorporarem a sua propria identidade os valores morais necessarios ao engajamento moral, problematizando as situacoes de bullying e se inquietando diante de todas as formas de desrespeito e violencia. No entanto, percebemos que alguns docentes, diante situacoes de vitimizacao, entendem o processo de violencia entre iguais de forma equivocada, responsabilizando os alvos pelas situacoes de maus tratos vividos ou deslocando a responsabilidade de intervir frente ao problema para as familias. Por isso, valem-se de desengajamentos morais atraves dos quais diminuem ou ate mesmo refutam o problema, impossibilitando acoes em prol de sua superacao. Reconhecendo o problema que se instaura diante o desengajamento docente, tivemos o objetivo nesta tese de analisar o que expressam, em termos de desenvolvimento moral, os tipos, a variacao e a frequencia dos engajamentos e desengajamentos morais de educadores em formacao diante de situacoes de bullying na escola envolvendo alvos tipicos e provocadores. O metodo se definiu como exploratorio e o instrumento de coleta de dados se caracterizou como um instrumento construido e validado para esta pesquisa, contendo duas situacoes de bullying na escola: uma diante de alvo tipico e outra de um alvo provocador. Diante cada tipo de alvo foram apresentadas as oito categorias de desengajamento moral descritas por Bandura (1991; 1999; 2001) e, ao mesmo tempo, seis formas de Engajamento Moral. A amostra de pesquisa se constituiu em 200 professores em formacao do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal. Os dados foram tratados com o auxilio do software SPSS. Para analisar a frequencia dos engajamentos e desengajamentos fizemos comparacoes dos fatores entre as historias utilizando o teste t-Student pareado. Comparamos, ainda, cada uma das formas de engajamento e/ou desengajamento a partir do Teste de McNemar. Os dados indicam superior Desengajamento Moral diante o alvo tipico de bullying. Indicam, tambem, que as formas de Desengajamento Moral mais evidentes foram o Deslocamento de Responsabilidade e a Atribuicao de Culpa. Tal forma de pensar o problema evidenciou, tambem, uma heteronomia moral entre docentes, o que ajuda a difundir a omissao diante do problema e crenca de que a violencia pode ser justificada.
Externo à Instituição - ANA PAULA ABRAHAMIAN DE SOUZA
Presidente - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE