PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FRANCIKELY DA CUNHA BANDEIRA

DISCENTE: FRANCIKELY DA CUNHA BANDEIRA
DATA: 22/02/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: NOS PASSOS DOS ACS DE MARI-PB
PALAVRAS-CHAVES: Agente Comunitário de Saúde. Educador em saúde. Serviço
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Neste estudo investigamos e discutimos a dimensao educativa do trabalho dos Agentes Comunitarios de Saude, a partir dos ACS do municipio de Mari – PB. Realizamos um breve percurso historico buscando as circunstancias em que a categoria emergiu no cenario nacional e tambem no ambito local. Percorremos as diretrizes e leis que orientam os profissionais identificando o que os caracterizam como educadores em saude e observamos como as praticas dos ACS de Mari respondem a estas diretrizes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratoria, apoiada no vies da etnometodologia. Foram utilizadas como fontes de dados: grupos focais, entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliografica e documental e diarios de atividades de campo. Participaram da entrevista todos os cinquenta e tres ACS ativos, onze deles participaram dos grupos focais e cinco deles da escrita dos diarios. Para analise de dados recorremos a hermeneutica dialetica, conforme sugerida por Minayo (2007). Na analise, buscamos compreender o que e teoricamente previsto para acontecer e o que realmente acontece na relacao educacao e saude quanto ao trabalho do grupo em questao. A discussao teorica fundamenta-se na concepcao de pratica educativa de Freire (2001), como uma forma de educacao nao-formal (Gohn, 1999; Werthein, 1985; Torres,1992). Recorremos a concepcao de educacao popular, em cujo contexto o surgimento do PACS esta organicamente ligado. Concluimos que os ACS surgiram no cenario nacional a partir de experiencias exitosas de sujeitos de origem popular em diferentes lugares e regioes do pais, com relevancia no enfrentamento de dificuldades sociais, e nas acoes de interesses coletivos. Em 1991, o MS criou o PACS que absorveu os agentes ja existentes e ampliou a proposta, com o foco na promocao da saude. O ACS e caracterizado como educador em saude, todavia, no campo da pratica profissional esta identidade nao e suficientemente reconhecida e valorizada. Quanto ao ACS de Mari, verificamos que historicamente a atuacao da categoria privilegia mais o acompanhamento e atendimento individual, do que as acoes preventivas de interesse coletivo e lutas socialmente mais abrangentes, o que interfere nas reivindicacoes/lutas da propria categoria. Contudo, este quadro nao e irreversivel, podendo, a longo prazo, ser mudado mediante esforco conjunto da categoria, dos que a gerenciam e dos usuarios do servico.