PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SUENYA DO NASCIMENTO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUENYA DO NASCIMENTO COSTA
DATA: 24/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: As Ideias Educacionais e Políticas de Silvino Elvídio Carneiro da Cunha na Província da Parahyba do Norte (1874 – 1876)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. História Intelectual. História Política. Parahyba do Norte. Carneiro da Cunha.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho objetivou analisar as ideias de instrucao, modernidade e progresso presentes na atuacao politica de Silvino Elvidio Carneiro da Cunha entre 1874 e 1875. A periodizacao justifica-se porque, nesse periodo, Carneiro da Cunha ocupou o lugar de presidente da provincia paraibana. Tendo em vista a insercao da Provincia da Parahyba do Norte no processo modernizador brasileiro o governo desse sujeito desenvolveu ideias educacionais para a provincia da Paraiba que estavam vinculadas a um projeto de nacao moderna trazendo temas estavam presentes nos debates nacional e local sobre ensino livre, aulas noturnas, educacao popular e formacao de professores. Alem disso, a atuacao de Carneiro da Cunha se insere no entrelacamento que o envolve junto ao contexto historico no qual se encontravam Brasil e Paraiba a partir de acontecimentos que exerceram impacto politico e social. Como por exemplo a revolta popular dos Quebra-Quilos, mudancas de regime, mao de obra escrava se encaminhando para o fim, construcao de estradas de ferro entre outras modificacoes guiadas pelas ideias de progresso e modernidade. Assim, podemos compreender o modo por meio do qual essas ideias pensadas para a provincia foram inseridas nesse panorama da segunda metade do seculo XIX. Utilizamos como fonte, sobretudo, os documentos oficiais – mensagens presidenciais, relatorios, legislacao, alem de jornais do periodo para compreender a circulacao de ideias e os acontecimentos que davam forma aos contornos politicos da Provincia. Como fundamentacao teorica fizemos uso das contribuicoes da Historia Intelectual e da Historia Politica para auxiliar interdisciplinarmente na Historia da Educacao. Para isso, fizemos uso de literatura vasta que perpassa esses campos de pesquisa. Dentre essas obras, tomamos por exemplo a contribuicao do historiador frances Jean-Francois Sirinelli, que nos auxiliou a entender os sujeitos numa perspectiva social e historica e em suas trajetorias intelectuais. Outra literatura usada para fundamentar nossa pesquisa foi a partir das ideias de Rene Remond com sua contribuicao a Historia Politica renovada que longe de apresentar meras narrativas lineares ou biografias descontextualizadas, se utiliza, portanto, das ideias de certos sujeitos com seus contextos sociais. E, ainda, contamos com as contribuicoes produzidas por Roger Chartier e Francisco Falcon a Historia Intelectual que caracteriza-se pelo conjunto das formas de pensamento, em lugar da tradicional historia das ideias procurando inserir o estudo das ideias e atitudes no conjunto das praticas sociais. Assim, situamos a Historia da Educacao como campo capaz de fornecer confluencias entre as historias Intelectual e Politica possibilitando ter elementos que subsidiam bases para pensar temas mais abrangentes, sobre o politico, as sociedades e a educacao em determinados contextos. Sendo assim, pretendemos, com esse esforco por compreender alguns dos elementos trazidos por Silvino Elvidio Carneiro da Cunha no contexto local, aproximar as discussoes entre a historiografia, a educacao e o papel desempenhado por esse sujeito.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 1551123 - MAURICEIA ANANIAS
Externo ao Programa - 2301270 - SERIOJA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO