PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VOLMIR JOSÉ BRUTSCHER

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VOLMIR JOSÉ BRUTSCHER
DATA: 17/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: DISCURSOS DA EDUCAÇÃO POPULAR CONTEMPORÂNEA: ENCONTROS COM MICHEL FOUCAULT E PAULO FREIRE
PALAVRAS-CHAVES: Educação popular. Contemporânea. Saber-poder. Paulo Freire. Michel Foucault.
PÁGINAS: 271
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa tem por objeto de estudo os discursos da educacao popular contemporanea, considerando saber e poder. Caracteriza-se, metodologicamente, como pesquisa teorica, inscrita nos referencias da analise dialetica e da analise de discurso. O problema que se coloca e: como (re)ler a educacao popular contemporanea pela otica das relacoes saber-poder presente nos discursos de Paulo Freire e de Michel Foucault? O objetivo geral consiste em pesquisar os discursos da educacao popular contemporanea, buscando, na analise das relacoes saber-poder de Michel Foucault e de Paulo Freire, contribuicoes para a renovacao da educacao popular no seculo 21 como teoria politico-pedagogica. Defende como tese que a analise das relacoes saber-poder de Michel Foucault e de Paulo Freire embasa e provoca o discurso da educacao popular contemporanea a se renovar como teoria politico-pedagogica, conjugando (produzindo sinteses entre) relacoes estrategicas (relacao de forca e competicao) e relacoes comunicativas (relacao de dialogo e cooperacao), atuacao macro (projeto) e atuacao micro (cotidiano), resistencia e producao de novidade, tendo sempre nos sujeitos sociais populares a referencia para a elaboracao e a acao. Os argumentos que sustentam a tese decorrem dos objetivos especificos: a) investigar a analise das relacoes saber-poder de Michel Foucault e de Paulo Freire; b) analisar o discurso fundacional da educacao popular contemporanea; c) analisar o discurso da educacao popular no seculo 21 e; d) sistematizar possiveis contributos teoricos de Freire e de Foucault para a educacao popular contemporanea. Os resultados demonstram que Foucault compreende o saber como resultado de praticas discursivas e o poder como relacao de forcas que passa, para alem da posse e repressao, pelo exercicio de uma rede complexa e produtiva de discursos, querer, prazer, saber, ciencia, tecnologias, apoiando o avanco da historia na inteligibilidade das lutas, taticas e estrategias. Freire compreende o saber (conhecimento) como resultado da relacao intersubjetiva, mediada pela realidade objetiva, e o poder como exercicio democratico e dialogico que emana da “fragilidade” e luta dos oprimidos, apoiando o avanco da historia no sentido do ser mais, dos sonhos e da comunicacao. O discurso fundacional da educacao popular contemporanea, tendo em Freire um dos seus principais expoentes, se afirma como resistencia a opressao e como busca de transformacao da realidade, focando no discurso ideologico e macropolitico. Diante da conjuntura e das perspectivas diferentes (representadas por Foucault e por Freire), o discurso da educacao popular no seculo 21 se encontra desafiado a se renovar como teoria politico-pedagogica, conjugando relacoes estrategicas e relacoes comunicativas, atuacao macropolitica e micropolitica, resistencia a opressao e producao de outro mundo desejado. As categorias ou conceitos mobilizados nesta analise, tanto no discurso fundacional quanto no discurso da educacao popular no seculo 21, sao: contexto, conceito (definicao/concepcao), objetivos, sujeitos e metodologia. As fontes interrogadas sao livros tidos como sendo do primeiro e do segundo Foucault; a obra bibliografica de Freire; textos sobre educacao popular de autores latino-americanos publicados entre as decadas de 1950 e 1980; e textos de autores latino-americanos publicados ente os anos 1990 e 2016.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 336615 - AFONSO CELSO CALDEIRA SCOCUGLIA
Externo à Instituição - JAIME JOSÉ ZITKOSKI
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Externo à Instituição - MARCILIO BARBOSA MENDONÇA DE SOUZA JÚNIOR
Externo à Instituição - REINALDO MATIAS FLEURY
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA