PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO

DISCENTE: RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO
DATA: 22/02/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A ESCOLA INCLUSIVA: Um estudo de caso com aproximações eliasianas
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa com Deficiência. Educação Inclusiva. Figurações. Individualização.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Assim como a sociedade, a escola de modo bastante especifico vem se modificando ao longo do tempo, no tocante ao publico e as concepcoes, tornando-se cada vez mais abrangente, de modo que nos dias atuais, a pessoa com deficiencia nao apenas tem conquistado sua participacao neste espaco social, como tambem tem gerado novas figuracoes. Desse modo, apresentamos o estudo que se caracteriza como nossa dissertacao de mestrado, sendo este uma pesquisa qualitativa cuja metodologia firma-se em um estudo de caso (Yin, 1994). Confrontamos aqui a escola que se anuncia inclusiva em relacao a escola que se evidencia na pratica, objetivando, sobretudo, analisar o discurso dos profissionais da educacao de uma escola da rede publica do municipio de Bayeux – PB sobre a educacao inclusiva, a luz dos conceitos do sociologo alemao Norbert Elias: Individualizacao, Socializacao e Figuracao. Estruturamos nossa pesquisa em tres momentos distintos, sendo eles: as consideracoes iniciais, na qual situamos nosso olhar enquanto pesquisadora, apresentando o lugar de onde se fala, bem como conceitos fundamentais que serao aprofundados ao longo do trabalho. Num segundo momento, firmamos as nossas decisoes metodologicas norteadoras da pesquisa, apresentando desde as caracteristicas de nossos sujeitos e o campo da pesquisa, ate chegar a analise de conteudo proposta por Bardin (2011) como metodologia propulsora para analisar os dados coletados qualitativamente. Em seguida, adentramos em um capitulo teorico-analitico no qual discutimos as concepcoes relacionadas a educacao especial, na perspectiva da educacao inclusiva e ao processo de individualizacao/socializacao da pessoa com deficiencia, nos aproximando dos conceitos apresentados por Norbert Elias (1994, 2000, 2006, 2011, 2012), alem de, por meio das contribuicoes teoricas, analisar as falas coletadas nas entrevistas semiestruturadas. Entre os autores que ancoram nossa discussao, ressaltamos os pesquisadores da educacao inclusiva: Sassaki (2006), Mantoan (2015), Santos (2002), Campbell (2009); pesquisadores eliasianos como Quintaneiro (2010), Xavier e Sarat (2012), assim como Sobrinho e Alves (2013), alem de autores do campo dos Estudos Culturais da Educacao, tais como Silva (2000) e Hall (2000). Por fim, observamos que os dados coletados em nossa pesquisa apontam para uma escola em processo de mudanca e cujas concepcoes e praticas ainda precisam ser repensadas e refletidas se de fato quisermos construir uma escola inclusiva.
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA ISABEL BRANDÃO DE SOUZA MENDES