PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FELIPE LEAL BARQUETE

DISCENTE: FELIPE LEAL BARQUETE
DATA: 31/03/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O DISCURSO DA CRIAÇÃO FÍLMICA COMO MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO SABER ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Criação fílmica. Aprendizagem do saber escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A imagem visual tem se configurado em um dos pontos cruciais da cultura da sociedade contemporanea, Enquanto tal, ela tem sido posicionada como uma possibilidade de acionar, articular e produzir praticas educativas escolares e nao-escolares, mediadoras da apropriacao do saber historicamente acumulado. Nesse cenario, o cinema aparece como um artefato visual qualificado para efetivar esse processo. Inserido no espirito desse movimento historico, o presente estudo se propoe a realizar um analise arqueologica do discurso da criacao filmica como mediacao da aprendizagem do saber escolar. Trata-se de uma pesquisa de carater analitico-descritivo, situando-a no ambito das investigacoes qualitativas. A abordagem teorico-metodologica adotada e a Analise Arqueologica do Discurso (AAD), de Michel Foucault (2008). A partir da analise dos textos produzidos no contexto do projeto Inventar com a Diferenca, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidencia da Republica (SDH/PR) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), identificou-se os correlatos enunciativos que integram a ordem do discurso que possibilita a existencia da criacao filmica enquanto uma pratica de apropriacao de saberes. Verificou-se que a presenca do referido projeto no espaco social da aprendizagem escolar conferiu visibilidade a aprendizagem dos saberes relativos aos direitos humanos, envolvendo-os na trama especifica dos saberes escolares apreendidos pedagogicamente, por meio de estrategias e dispositivos pedagogicos. Nesse cenario, o estudante e posicionado como sujeito produtor de conhecimentos atraves da experiencia colaborativa da criacao filmica, de modo que o professor atue como mediador do processo criativo, promovendo uma pratica educativa contextualizada e emancipadora. Concluimos que a pratica do cinema como arte no ambiente escolar associada a educacao em direitos humanos se vincula aos dominios da etica, da estetica e da politica para promover a sensibilizacao do olhar sobre a realidade concreta e viabilizar a mediacao de aprendizagens de saberes escolares, consolidados no horizonte da afirmacao e defesa de um cultura de direitos humanos.
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA