PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA BETANIA DO NASCIMENTO CANTALICE

DISCENTE: MARIA BETANIA DO NASCIMENTO CANTALICE
DATA: 30/03/2009
LOCAL: PPGE
TÍTULO: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS: IDENTIDADE E AUTORIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Memórias de professoras, identidades, Autorias, Formação Docente.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve com objetivo analisar os Memoriais apresentados no final do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Pernambuco, enquanto autoria da identidade profissional docente. Nesse foco de atencao, assumi a profissionalizacao da docencia nao como um processo de transformacao de uma ocupacao numa atividade profissional liberal, ou como processo de apropriacao de mais poderes para um grupo que busca poder e se elitiza, mas como processo de construcao de identidades na otica de uma profissao democratica. A tematica da profissionalizacao, as discussoes sobre uma nova identidade profissional apesar de encontrarem-se presentes em variados espacos academico-teoricos, pouco se fazem presentes nos projetos formativos das agencias formadoras, junto aos professores em formacao inicial ou continuada e junto dos formadores de professores. A construcao da identidade profissional supoe que os professores sejam os atores dessa construcao ao estabelecerem relacoes progressivas de apropriacao e resignificacao de uma nova profissionalidade e de um novo profissionalismo. Nas situacoes analisadas, os autores internalizam os rituais coercitivos da escrita academica, reapropriam-se de um modelo canonico de producao textual atraves do qual negociam facetas de sua identidade, antecedendo-se ao poder do professor da disciplina Memorial, diante da qual devem assumir a autoria . Esses procedimentos levam a uma selecao rigorosa das informacoes, aumentam as dificuldades da atividade de escrita e a assuncao do professor enquanto autor.A nocao de identidade narrativa apresenta-se como categoria adequada para a analise da auto-reflexao do autor no movimento dialetico, entre a possibilidade de negociacao identitaria e a busca da permanencia, ao longo do processo de sua projecao no universo discursivo. Esse dilema, ao inves de se apresentar como contraditorio, constitui a base da margem de liberdade do autor. E nela que ele pode se perceber como entidade coerente, em sincroniaeemdiacronia,enelaquepodeseassumircomo―agente‖nasuacompletude provisoria ou incompletudepermanente.
Presidente - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES