PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LINDALVA GOUVEIA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDALVA GOUVEIA NASCIMENTO
DATA: 29/05/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Desafios e enfrentamentos no processo de interiorização da Universidade Federal da Paraíba (2003 – 2010): uma análise dos cursos criados pelo Reuni a partir das demandas no Campus de Areia
PALAVRAS-CHAVES: Política Educacional. Educação Superior. Expansão. Reuni. Democratização.
ÁREA: Educação
RESUMO: As politicas publicas de educacao superior implementadas no Brasil nos ultimos anos estao provocando mudancas estruturais significativas na sociedade brasileira, entretanto, as assimetrias entre as regioes, os grupos sociais, a formacao profissional e a educacao tem bases historicas, e o desafio de diminuir essas diferencas tem como elemento fundamental o acesso a uma educacao de qualidade a maior parte da populacao em todos os niveis de formacao, porem para que haja mudancas nessa magnitude o governo levara decadas para resolver, pois prescindira de diversas acoes em diferentes aspectos. A expansao da educacao superior configura-se como um dos focos das politicas publicas em educacao. Observa-se a intensificacao desse processo que tem sido implementado no pais atraves de varias acoes, a que destacamos nesta pesquisa adentrou no campo tematico da politica de expansao do ensino superior na Universidade Federal da Paraiba, no seu contexto institucional, a fim de compreender a dimensao politica dessa acao voltando-se para os cursos criados no Campus II, localizado em Areia - Paraiba, a partir da politica educacional criada pelo governo federal intitulada “Programa de Apoio a Planos de Reestruturacao e Expansao das Universidades Federais” – Reuni, criado atraves do Decreto nº 6.096 de 24 de abril de 2007, com execucao para o periodo de 2007 a 2012. O percurso que seguimos nos permitiu a compreensao da democratizacao do ensino superior em universidades publicas federais, assentadas para a abertura de vagas possibilitadas por este programa, cuja iniciativa deveu-se ao governo do ex-presidente Luis Inacio Lula da Silva. Para subsidiar a pesquisa, servimo-nos de diferentes instrumentos documentais, bem como de entrevistas e conversas com representantes da UFPB. A pesquisa evidenciou que a criacao dos Cursos de Medicina Veterinaria e Quimica atendeu as demandas do Campus II que ansiavam pela formacao academica. Diante dos subsidios da analise, o estudo demonstrou que a politica de expansao marcou um processo de reorganizacao das universidades federais justificado pela perspectiva politica de democratizar o ensino, ao tempo em que atenderia, em parte, as suas funcoes sociais. Os resultados do estudo apontaram que a politica de expansao da UFPB converge para a abertura de vagas na UFPB ao potencializar oportunidades de acesso aos cursos criados a partir do Reuni.
Externo ao Programa - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES