PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CONCEIÇÃO CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONCEIÇÃO CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 26/05/2017
HORA: 10:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A PRÁTICA EDUCATIVA DA EXTENSÃO RURAL NO CAMPO DA REFORMA AGRÁRIA: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Extensão Rural. Práticas Educativas. Assentamentos.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Partindo do contexto de luta pela Reforma Agraria e por politicas publicas para o campo este trabalho se propoe analisar as praticas educativas dos/as agentes extensionistas da Assessoria Tecnica e Extensao Rural – ATER partindo dos relatos e experiencias vivenciadas pelos/as camponeses/as no processo de organizacao dos grupos familiares do Assentamento Socorro no municipio de Areia-PB. Esta reflexao tem como ponto de partida a aproximacao com a Educacao Popular como possiveis praticas vivenciadas no campo. Desta maneira, percebemos que a assistencia tecnica e extensao rural na perspectiva da educacao popular tem enquanto proposta pedagogica promover a autonomia das familias e seu empoderamento a partir do conhecimento e da utilizacao de praticas emancipadoras tanto na forma de organizacao individual quanto coletiva. Esta reflexao se aporta em alguns elementos que a pedagogia popular de Paulo Freire adverte como o dialogo, o saber popular, a autonomia a emancipacao e o trabalho, enquanto principios educativos que nortearam esta investigacao. Para esta analise, alguns procedimentos teoricos e metodologicos foram utilizados tais como, assumir uma abordagem dialetica (FRIGOTTO, 2010), qualitativa e exploratoria, onde adotamos a triangulacao de dados (FLICK, 2009), quando aborda um conjunto de procedimentos, tais como: a pesquisa bibliografica, a pesquisa documental, a observacao participante, as tecnicas de entrevista semiestruturada com os agentes de ATER e o grupo focal (GATTI, 2005) realizado com cinco grupos familiares do Assentamento Socorro. Como resultado esperado apresentamos a producao do conhecimento desta relacao entre os saberes populares dos camponeses/as e os saberes academicos dos agentes de ATER/ATES, potencializando assim a existencia de praticas educativas positivas e frageis, quais em parte nao dialogam com os principios da educacao popular, mas que foi visivel algumas experiencias pontuais no contexto local. Portanto, o estudo compreende que o percurso individual e coletivo desta partilha de saberes em que os camponeses/as sao protagonistas, necessitam ser compartilhados com a geracao mais jovem do assentamento, tornando-o a memoria e a historia de luta e resistencia presentes na perspectiva afirmativa da conquista, da autonomia, do empoderamento e da emancipacao das agricultoras e dos agricultores familiares.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo ao Programa - 1632941 - ALEXANDRE EDUARDO DE ARAUJO