PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA

DISCENTE: MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA
DATA: 02/06/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Saberes Docentes Construídos na Prática Pedagógica de Professores da EJA Indígena Potiguara na Baía da Traição – PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Educação Indígena. Práticas Pedagógica. Saberes Docentes. Educação Popular.
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educacao de Jovens e Adultos (EJA) e a Educacao Escolar Indigena se configuram como uma modalidade de educacao basica recente no cenario educacional. Ao nos reportarmos a Educacao de Jovens e Adultos Indigena, objeto da presente pesquisa, faz necessario compreender como sao construidos os saberes dos professores indigenas da Educacao de Jovens e Adultos Indigena (EJAI). Os saberes dos professores da EJAI sao formados por conjunto de conhecimentos, os quais, por meio de sua pratica, experiencias e reflexoes cotidianas procuram atender as especificidades dos seus educandos. O presente estudo tem como objetivo analisar os saberes construidos na pratica pedagogica dos professores indigenas que atuam na Educacao de Jovens e Adultos na Baia da Traicao-PB. Os saberes sao construcoes sociais obtidas na trajetoria pessoal de cada sujeito, educador ou educando, no chao da escola (TARDIF, 2014). A presente pesquisa e de natureza qualitativa, e uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. Para coleta dos dados utilizamos enquanto tecnicas procedimentais, foram empregadas a pesquisa documental a observacao participante e elementos da pesquisa etnografica alem das entrevistas orientadas por um roteiro semiestruturado. Para exame dos dados coletados foi utilizada a Analise de Conteudo (A.C) preconizada em Bardin (2011), a qual norteara a apreciacao das falas e dos significados dentro do contexto dos saberes e das praticas pedagogicas dos educadores em foco. A pesquisa foi desenvolvida com oito professores indigenas da Educacao de Jovens e Adultos Indigenas. Em seu desenvolvimento, foram discutidas as categorias analiticas: a construcao dos saberes, pratica pedagogica, educacao escolar indigena e educacao popular. Os resultados nos permitiram perceber que, ao atuarem na Educacao de Jovens e Adultos Indigena, os professores no cotidiano escolar vao construindo diversos conhecimento os quais sao oriundos de sua pratica pedagogica, esses saberes adquiridos vao sendo reelaborados para dar conta das esfericidades e necessidade de aprendizagem do seu publico da EJA Indigena. Identificamos ainda que a construcao dos saberes desses professores ocorrem em diversos momentos, espacos e tempos da sua trajetoria docente, sendo que podem acontecer em espacos formais e informais fruto do contato com; colegas de profissao, coordenacao pedagogica, ancioes (idosos da aldeias), educandos, e, por fim, no meio ondem atuam. Esta analise possibilitou reconhecer a existencia de varios saberes que estao presente na pratica do professor da EJAI, os quais foram adquiridos atraves de experiencias diarias, tambem foi possivel perceber a necessidade de formacoes iniciais e continuadas voltadas para atender a modalidade as quais dever buscar associar os conceitos teoricos as praticas desenvolvidas por este publico especifico. Evidenciamos ainda a necessidade de investimentos e politicas educacionais nas esferas federais, estaduais e municipais para que possa atender as demandas postas para esse publico e para modalidade.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO