PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANDREA ALICE DA CUNHA FARIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA ALICE DA CUNHA FARIA
DATA: 28/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A EDUCAÇÃO QUE CONSTRÓI A AGROECOLOGIA NO BRASIL: trajetórias de um vínculo histórico
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular – Agroecologia – Agricultura Familiar – Desenvolvimento Rural
PÁGINAS: 204
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa nasce de uma percepcao construida a partir de uma pratica social e se plasma em torno de um objeto relacional, qual seja, a vinculacao politico-pedagogica entre agroecologia e educacao popular. A abordagem investigativa do objeto se realiza atraves de um estudo acerca do processo historico de constituicao do movimento agroecologico brasileiro, desde o inicio da decada de 1980 ate o inicio dos anos 2000. Para tanto, recorre-se a referencias bibliograficas e a fontes primarias, como documentos elaborados no decorrer deste processo e entrevistas com pessoas que participaram de forma direta ou indireta, do mesmo. As informacoes assim obtidas foram analisadas com o auxilio de uma chave de leitura construida, nos capitulos 1 e 2, a partir das primeiras formulacoes freireanas desenvolvidas ainda na decada de 1950, momento no qual o intenso debate acerca dos rumos do desenvolvimento brasileiro estimula proficuas (e ainda vigentes) formulacoes teoricas, inclusive acerca da educacao e de seu papel no desenvolvimento do pais. A narrativa do processo de constituicao do movimento agroecologico brasileiro se apresenta em torno de tres momentos historicos aqui identificados como espacos de germinacao, dinamicas de interacao e movimentos de expansao. A eles correspondem os capitulos 3, 4 e 5 do presente trabalho que atraves de uma descricao densa (GEERTZ, 2008) objetivam identificar, explicitar e interpretar os sentidos, os significados e as ressignificacoes coerentes com uma concepcao de educacao popular. Os resultados revelam a existencia de um vinculo organico entre agroecologia e educacao popular, de natureza politico-pedagogica. Do ponto de vista politico, tal vinculo se expressa pelo protagonismo dos sujeitos populares e pelo carater de resistencia presente na construcao de alternativas de desenvolvimento para o pais. Do ponto de vista pedagogico, pela preponderancia da realidade como lugar de partida e de chegada, da praxis reflexiva e da busca permanente, como elementos constituintes de um movimento social que constroi a agroecologia no Brasil, ao passo em que, atualiza a educacao popular.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1632941 - ALEXANDRE EDUARDO DE ARAUJO
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Externo à Instituição - GHISLAINE DUQUE
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA