PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: NAYARA TATIANNA SANTOS DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA TATIANNA SANTOS DA COSTA
DATA: 15/09/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A DEMOCRATIZAÇÃO NOS CURSOS DE ELEVADO PRESTÍGIO SOCIAL NA UFPB: ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COTISTAS
PALAVRAS-CHAVES: Democratização, Educação Superior, Acesso, Permanência.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa em tela reitera a responsabilidade da universidade no processo de democratizacao dos cursos de elevado prestigio social, e as reflexoes sobre os mecanismos de permanencia a partir dos cotistas beneficiarios. Tem como pressuposto, que as escolhas dos estudantes ainda se dao muito em funcao de seu capital cultural, do habitus de um grupo social e das suas probabilidades de exito futuro, bem como da estrutura geral do sistema de ensino. Defende que a democratizacao da educacao superior publica se da prioritariamente via carreiras consideradas como de menor prestigio social, e na area de humanidades em particular, embora reconheca que a Lei de cotas teve um papel crucial na reconfiguracao do perfil dos estudantes presentes nos cursos de maior prestigio. Este estudo inscreve-se numa abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, cuja investigacao articula dados de acesso e desempenho dos cotistas, bem como das suas trajetorias, origem social e da permanencia a partir do olhar dos estudantes acerca dos mecanismos de assistencia estudantil oferecidos pela UFPB. Utiliza-se, dentre outros instrumentos, das entrevistas semi-estruturadas. Pauta-se nos conceitos de capital cultural, campo e habitus em Bourdieu, e discute a democratizacao considerando o acesso, a permanencia e o conceito de qualidade social em educacao.
Externo ao Programa - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR