PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO POPULAR E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

O “1° Seminário de Educação Popular e Construção de Conhecimento” tem como propósito a socialização de estudos, pesquisas e reflexões tecidas por pessoas que estejam dedicadas aos processos de construção de conhecimentos à luz da perspectiva teórico-metodológica da Educação Popular. Espera-se constituir um espaço de debates e de aprendizagens com foco nos desafios e trilhar da Educação Popular como caminho de produção de pesquisas e também como temática/objeto das mesmas.
Os debates serão provocados, preponderantemente, pelas experiências - em pesquisa - de membros do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular – EXTELAR (CNPq), particularmente naqueles processos investigativos que tenham temática e/ou orientação metodológica vinculada à Educação Popular.
Este Seminário é uma realização do EXTELAR, que conforma parte do Núcleo Interdiciplinar de Pesquisa, Extensão e Ensino em Economia Solidária e Educação Popular  NUPLAR, e que se vincula ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba  UFPB.
No encontro irão decorrer um painel temático e uma oficina. No painel temático, haverá a contribuição de dois pesquisadores, os quais irão expor suas experiências na pesquisa em Educação Popular, em forma de uma comunicação dialogada, com a perspectiva de identificar os impasses, desafios, oportunidades e potencialidades na construção de pesquisas, estudos e demais processos investigativos nesse campo. Na oficina, será aberto espaço para escuta das experiências do público participante em geral, de modo que compartilhem os caminhos, descaminhos, dilemas, incertezas, curiosidades, elaborações e pensamentos acerca da pesquisa em Educação Popular. Mesmo as pessoas que estejam com pesquisas em andamento poderão socializar seus estudos e as questões emergentes.
O evento acontecerá no dia 08 de Novembro de 2017, no Auditório do PPGE, no Centro de Educação da UFPB, no Campus I, em João Pessoa-PB.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas apenas presencialmente durante a realização do evento. A certificação de participação será enviada em formato digital (pdf) por e-mail, correspondendo a 8 horas/aula.
Segue a programação.

1° Seminário de Educação Popular e Construção de Conhecimento
08 de novembro de 2017

08h00 – Inscrições e credenciamento