PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELAINE FREITAS DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE FREITAS DE SOUSA
DATA: 15/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: NARRATIVA, TRADIÇÃO, INTERCULTURALIDADE: OS SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA NA IDENTIDADE DOS JOVENS POTIGUARA
PALAVRAS-CHAVES: identidade – narrativa - interculturalidade
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Da convivencia direta da pesquisadora com os sujeitos envolvidos, ao atuar como docente no periodo de tres anos no Campus IV da UFPB, surgiu a necessidade e o interesse em compreender ate que ponto a universidade tem contribuido para que os jovens Potiguara possam se inserir na comunidade academica e, assim, colaborar com seu povo, reforcando sua identidade cultural, mas ao mesmo tempo, adquirindo uma profissao e fazendo parte do crescimento da regiao. Desta forma, a tese defendida e a de que o sujeito proveniente de uma identidade cultural Potiguara ao se deparar com a realidade academica, a partir do seu ingresso, adquirindo o conhecimento e experiencias assimilados e apreendidos, estabelece uma relacao entre tais conhecimentos, ressignificando seus saberes atraves dos processos formativos, vivenciados ao longo da trajetoria de suas vidas. O objetivo geral desta pesquisa qualitativa empreendida foi compreender, a partir das narrativas de vida dos jovens indigenas, os modos como estes ressignificam sua identidade a partir das experiencias neste processo de ensino oficial vivenciados na universidade, contribuindo na sua formacao, atraves do curso de Secretariado Executivo, oferecido no campus IV, na regiao do Vale do Mamanguape. Considerando tal objetivo, apresentamos os seguintes objetivos especificos: identificar como os educandos e educandas indigenas tem buscado se inserir no universo academico; reconhecer sujeitos, espacos e processos fundamentais, para que estes/estas jovens possam fazer uma intersecao entre suas identidades culturais e o conhecimento academico, atraves de um dialogo intercultural; perceber a partir de suas trajetorias de vida, como suas experiencias puderam contribuir para o ingresso na universidade e a escolha de um curso superior. Para a realizacao destes objetivos, a abordagem metodologica adotada foi a pesquisa (auto)biografica por permitir a articulacao de sentidos a partir da centralidade das narrativas dos jovens Potiguara. A relacao intersubjetiva estabelecida proporcionou uma integracao entre pesquisados e pesquisadora. O procedimento para a producao das narrativas foi o grupo dialogico (GD) com a participacao de tres estudantes indigenas, compreendendo as seguintes atividades: aplicacao de questionario sobre informacoes pessoais, academicas e profissionais; atividades praticas para o desenvolvimento dos conceitos embasadores desta tese e, por fim, a realizacao da narrativa. A coleta de dados foi complementada com a observacao participante, o diario de itinerancia e a analise do memorial academico dos envolvidos. Para a analise do corpus da pesquisa utilizamos a analise textual discursiva por se tratar de uma metodologia que busca interpretar as producoes realizadas e construidas na pesquisa qualitativa, representando uma compreensao de carater hermeneutico e heuristico, o que dispensou neste caso, a elaboracao de hipoteses.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA