PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LUCIMEIRY BATISTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIMEIRY BATISTA DA SILVA
DATA: 01/02/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Carreiras de professoras das Ciências Exatas e Engenharia: estudo em uma IFES do Nordeste Brasileiro. 2017
PALAVRAS-CHAVES: Carreira acadêmica feminina. Gênero e divisão sexual do trabalho. Mulheres em carreiras masculinas.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo teve como objetivo geral analisar o processo de divisao sexual do trabalho e as relacoes de genero que configuram as trajetorias profissionais de mulheres docentes nos cursos de Engenharia Mecanica, Fisica e Matematica, considerados os mais masculinos em uma Instituicao Federal de Ensino Superior do nordeste brasileiro. Algumas questoes nortearam esta investigacao: como sao desenhadas as trajetorias profissionais e de vida das docentes em departamentos masculinos? Como as relacoes de genero afetaram as carreiras dessas docentes? Partindo do pressuposto de que ha hierarquizacao, prestigio e status na distribuicao das atividades academicas entre homens e mulheres, como essas divisoes ocorrem nos departamentos pesquisados? Estas docentes percebem a discriminacao de sexo e genero na relacao com os colegas de trabalho e com os alunos? Para compreender a tematica central do estudo, realizei uma fundamentacao teorica, abordando estudos sobre as mulheres na academia, principalmente nos departamentos em que elas sao minoria, destacando a literatura sobre genero, divisao sexual do trabalho, habitus, cultura e campo academico. E como evidencias foram realizadas entrevistas narrativas com onze mulheres docentes desses departamentos. Nesta investigacao qualitativa, as narrativas deram suporte para a construcao das biografias docentes e foi empregada a analise de discurso como ferramenta para dar suporte a analise dos dados. Os resultados apontam que existem obstaculos ao desenvolvimento da carreira destas docentes que nao ocupam espacos de prestigio e poder nos departamentos. Na relacao com os pares masculinos e discentes sao influenciadas pela divisao de genero e o habitus masculino do campo academico influencia tanto na carreira quanto no comportamento das docentes. Alem disso, foi observado que e dificil para as entrevistadas conseguirem equilibrar a vida pessoal e familiar, uma vez que as tarefas domesticas e o cuidado com a familia continuam sendo empecilho ao pleno desenvolvimento profissional das mulheres. Concluiu-se que essas docentes, apesar de uma formacao academica solida, algumas com mais de um pos-doutorado, sao mantidas fora do centro de producao e prestigio academico. Com isso, fica evidente que as relacoes de dominacao masculina estao longe de serem abolidas da academia. Por fim, foram apresentadas algumas recomendacoes, objetivando contribuir para o desenvolvimento de estudos envolvendo conhecimentos na area dos estudos de genero, carreiras academicas e relacoes de trabalho, e sobre as relacoes entre homens e mulheres no contexto do ensino superior brasileiro.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 336936 - ANA DORZIAT BARBOSA DE MELO