PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO
DATA: 12/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A racionalidade comunicativa em tempos de cibercultura: pela formação de coletivos inteligentes no espaço do saber
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem cooperativa. Coletivos inteligentes. Espaço do saber. Inteligência coletiva. Racionalidade comunicativa.
PÁGINAS: 210
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo assume como objeto o projeto formativo de coletivos inteligentes no contemporaneo Espaco do Saber, fundamentando-se nos conceitos de razao comunicativa e inteligencia coletiva. Em observancia a esse referencial de racionalidade, baseia-se na Teoria do Agir Comunicativo (TAC), seguindo o lastro emancipatorio iluminista projetado na teoria da inteligencia coletiva. Contextualiza os horizontes virtuais de aprendizagem abertos na esteira da revolucao contemporanea dos sistemas informaticos e telematicos e do advento do ciberespaco, no interim dos seculos XX e XXI d. C., como tambem os mecanismos sistemicos que, infiltrados nas redes interativas desse grande mundo da vida ciber, preterem a formacao de coletivos inteligentes em favor da promocao de coletivos inteligentemente administrados. Objetivou compreender a formacao de coletivos inteligentes a partir de aprendizagens cooperativas racionalmente motivadas, seguindo a tese de que a razao comunicativa fomenta processos cooperativos de aprendizagem capazes de formar coletivos inteligentes no Espaco do Saber. Inspirado no metodo hermeneutico, o olhar interpretativo do objeto deste estudo propoe uma postura compreensiva do fenomeno da aprendizagem no campo universal – mas intotalizavel – do ciberespaco, locus privilegiado do enredamento global dos sujeitos do Espaco do Saber. Nesse sentido, a construcao da tese e suas etapas de analise reclamam a pretensao hermeneutica de compreender – a luz da TAC – os principios norteadores da razao comunicativa coerentes/propicios a promocao de aprendizagens cooperativas e coletivos inteligentes, que estao na base do conceito de inteligencia coletiva. Averiguando a possibilidade de fomentarmos racionalmente o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagens cooperativas e a consequente formacao de coletivos inteligentes nos ambientes ciberneticos do Espaco do Saber, conclui que a formacao de coletivos inteligentes (capazes de otimizar o potencial de inteligencia coletiva disposto no Espaco do Saber) passa pela racionalizacao da comunicacao no contexto do mundo da vida ciberespacial. Aponta, pois, a racionalidade comunicativa como um referencial privilegiado para fomentar coletivos inteligentes no Espaco do Saber, especialmente porque ela pode transformar o universo ciberespacial num mundo da vida emancipado (livre de atuacoes nao-interativas por parte de sujeitos e instancias sistemicas) e fecundo a aprendizagens cooperativas, porque enredado por sujeitos competentes para falar e agir eticamente em suas interacoes, desafiadora utopia cujo “nao-lugar” e um distinto condicionante para nossa evolucao social.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externo ao Programa - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Externo à Instituição - JOSE FRANCISCO DE MELO NETO
Externo ao Programa - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB