PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
83
Notícias
Banca de DEFESA: FABIANO PEREIRA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANO PEREIRA SILVA
DATA: 14/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de videoconferência 404b do CCHLA
TÍTULO: JUVENTUDE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: A EMERGÊNCIA DO ESTUDANTE PRECARIZADO NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO SUPERIOR, SUA INSERÇÃO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL E OS CONFLITOS NO CAMPO POLÍTICO UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Juventude. Política. Movimento Estudantil. Ensino Superior; Campo político.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Este trabalho se insere no campo dos estudos sociologicos que abordam a interface
juventude e politica. O longo historico de participacao de jovens, atraves do movimento
estudantil (ME), nos principais acontecimentos politicos brasileiros que engendraram
mudancas, o credenciam como um ator politico importante. Ao longo de decadas, a
pauta deste movimento esteve ligada a sua condicao de classe (media) que, de modo
geral, girou em torno da luta pela ampliacao do acesso e a qualidade da educacao no
ensino superior no Brasil. No entanto, a partir de 2007, a implantacao de acoes
governamentais com vistas a ampliacao e democratizacao do acesso a universidade,
possibilitou a ascensao de camadas populares da sociedade brasileira nesta area de
ensino. Diversas mobilizacoes e atos politicos do movimento estudantil tem evidenciado
a precariedade da assistencia ao estudante que visa garantir a permanencia dos e das
estudantes em situacao de vulnerabilidade socioeconomica no ensino superior. Desta
forma, analisamos se de fato a mudanca na base social da universidade publica federal
reflete num novo momento das mobilizacoes estudantis pautadas na
sobrevivencia/permanencia do estudante na universidade e como o estudante se torna
um sujeito politico no contexto atual da expansao e retracao do ensino superior no
Brasil. Nossa pesquisa faz uso da metodologia qualitativa a partir do levantamento
bibliografico; da observacao e anotacoes da pesquisa etnografica feita com os grupos e
coletivos do ME durante nossa insercao no campo de pesquisa; de entrevistas com
estudantes etc. Alem disso, analisamos dados quantitativos do MEC e INEP que
expressam a expansao do ensino superior, bem como documentos da UFPB sobre a
assistencia estudantil nesta instituicao. Nossa analise tem por base as contribuicoes
teoricas de Thompson, a partir do conceito de experiencia desenvolvido por este; de
Bourdieu, com o conceito de campo politico, habitus entre outros; e de Eder Sader, com
a nocao de sujeito coletivo que desenvolve praticas de acao coletivas a partir do
reconhecimento de interesses em comum. Os resultados apontam para uma expansao da
universidade publica federal, a partir de politicas publicas governamentais (como
REUNI, Lei de Cotas, PNAES etc.), assim como para a chegada de grandes parcelas das
classes populares ao ensino superior. Problemas com a manutencao das politicas
publicas de assistencia estudantil evidenciaram situacoes de precarizacao das condicoes
de permanencia do e da estudante na universidade. Observamos que o reconhecimento
reciproco desta situacao gerou grupos que passaram a desenvolver uma identidade
comum estabelecendo lacos de sociabilidade e praticas de acao politica proprias.
Assim, e atraves do movimento estudantil que se da os movimentos de mudanca, no
campo politico universitario, com a incorporacao de novos atores, de novas demandas e
a afirmacao formas peculiares de acoes coletivas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo ao Programa - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA
Interno - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Presidente - 330196 - TEREZA CORREIA DA NOBREGA QUEIROZ
Externo à Instituição - VANDERLAN FRANCISCO DA SILVA