PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: FABIANO PEREIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANO PEREIRA SILVA
DATA: 14/12/2018
LOCAL: Sala de videoconferência 404b do CCHLA
TÍTULO: JUVENTUDE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: A EMERGÊNCIA DO ESTUDANTE PRECARIZADO NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO SUPERIOR, SUA INSERÇÃO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL E OS CONFLITOS NO CAMPO POLÍTICO UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Juventude. Política. Movimento Estudantil. Ensino Superior; Campo político.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Este trabalho se insere no campo dos estudos sociologicos que abordam a interface juventude e politica. O longo historico de participacao de jovens, atraves do movimento estudantil (ME), nos principais acontecimentos politicos brasileiros que engendraram mudancas, o credenciam como um ator politico importante. Ao longo de decadas, a pauta deste movimento esteve ligada a sua condicao de classe (media) que, de modo geral, girou em torno da luta pela ampliacao do acesso e a qualidade da educacao no ensino superior no Brasil. No entanto, a partir de 2007, a implantacao de acoes governamentais com vistas a ampliacao e democratizacao do acesso a universidade, possibilitou a ascensao de camadas populares da sociedade brasileira nesta area de ensino. Diversas mobilizacoes e atos politicos do movimento estudantil tem evidenciado a precariedade da assistencia ao estudante que visa garantir a permanencia dos e das estudantes em situacao de vulnerabilidade socioeconomica no ensino superior. Desta forma, analisamos se de fato a mudanca na base social da universidade publica federal reflete num novo momento das mobilizacoes estudantis pautadas na sobrevivencia/permanencia do estudante na universidade e como o estudante se torna um sujeito politico no contexto atual da expansao e retracao do ensino superior no Brasil. Nossa pesquisa faz uso da metodologia qualitativa a partir do levantamento bibliografico; da observacao e anotacoes da pesquisa etnografica feita com os grupos e coletivos do ME durante nossa insercao no campo de pesquisa; de entrevistas com estudantes etc. Alem disso, analisamos dados quantitativos do MEC e INEP que expressam a expansao do ensino superior, bem como documentos da UFPB sobre a assistencia estudantil nesta instituicao. Nossa analise tem por base as contribuicoes teoricas de Thompson, a partir do conceito de experiencia desenvolvido por este; de Bourdieu, com o conceito de campo politico, habitus entre outros; e de Eder Sader, com a nocao de sujeito coletivo que desenvolve praticas de acao coletivas a partir do reconhecimento de interesses em comum. Os resultados apontam para uma expansao da universidade publica federal, a partir de politicas publicas governamentais (como REUNI, Lei de Cotas, PNAES etc.), assim como para a chegada de grandes parcelas das classes populares ao ensino superior. Problemas com a manutencao das politicas publicas de assistencia estudantil evidenciaram situacoes de precarizacao das condicoes de permanencia do e da estudante na universidade. Observamos que o reconhecimento reciproco desta situacao gerou grupos que passaram a desenvolver uma identidade comum estabelecendo lacos de sociabilidade e praticas de acao politica proprias. Assim, e atraves do movimento estudantil que se da os movimentos de mudanca, no campo politico universitario, com a incorporacao de novos atores, de novas demandas e a afirmacao formas peculiares de acoes coletivas.
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo ao Programa - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA