PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
83

Notícias


Banca de DEFESA: ROBERTO EUDIMACIR ALEXANDRE DE ABREU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO EUDIMACIR ALEXANDRE DE ABREU
DATA: 26/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: sala multimídia C do CCHLA
TÍTULO: ENSINO E RECONHECIMENTO: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO E O LUGAR DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
PALAVRAS-CHAVES: Novo Ensino Médio, Currículo, Relações Raciais; Reconhecimento social
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Este trabalho visa refletir sobre o debate das relacoes raciais no ambito do Ensino Medio, na educacao basica e, nesse sentido, conhecer a pratica educativa dos professores das disciplinas de humanidades e suas perspectivas sobre o lugar desse debate no contexto do Novo Ensino Medio. As reformas educacionais recentes, resultantes da aprovacao da Lei 13.415/17 em associacao com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC trazem um contexto de mudancas de ordem estrutural e curricular para a educacao brasileira. Mediante este cenario, as mudancas que se da atraves dos “Itinerarios Formativos” e “Temas Contemporaneos” em que documentos de lei como a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao – LDB e a Lei 10.639/03 sao alterados, mas nao revogados; convem questionar qual o lugar que essa tematica passa a ocupar nesse contexto de reformulacoes e de que modo implicam na permanencia deste debate no ambito escolar. Para se aproximar dessa questao e conhecer suas repercussoes na pratica educativa, a Pesquisa Quali realiza tres caminhos de coleta de dados, inicialmente se fez uma analise documental e aproximacoes com o que argumentam alguns especialistas em educacao; posteriormente a pesquisa empirica que se fez em dois momentos: a aplicacao de um questionario misto e entrevista em grupo com professores (as) da area de humanidades da rede publica de ensino na modalidade regular e integral e professores (as) da rede privada de ensino no intuito de conhecer suas praticas pedagogicas com o tema das relacoes raciais no ambito do ensino medio e suas perspetivas com relacao a este debate mediante o atual cenario. A analise e interpretacao dos dados obtidos balizaram-se atraves da teoria do reconhecimento de Axel Honneth, da Teoria Critica mais contemporanea possibilitando-nos refletir sobre os rumos do debate sobre as relacoes raciais no curriculo e na pratica escolar do Ensino Medio.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA
Presidente - 1657550 - TERESA CRISTINA FURTADO MATOS
Interno - 330196 - TEREZA CORREIA DA NOBREGA QUEIROZ