PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: SANDRA REGINA GUIOTTI

DISCENTE: SANDRA REGINA GUIOTTI
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Sala de videoconferência 404b do CCHLA
TÍTULO: OS DESCAMINHOS DA REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL – A CUT E OS DESAFIOS ATUAIS
PALAVRAS-CHAVES: CUT, reforma trabalhista, trabalho, emprego.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta pesquisa de pós-graduação (nível Mestrado) tem como objeto de estudo os caminhos e descaminhos da reforma trabalhista no Brasil, o processo histórico regulador das leis laborais e a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no processo de discussão e aprovação de tal reforma. Inicialmente, o trabalho analisa a fundamentação histórica da regulação do trabalho no Brasil, assim como uma reflexão acerca do próprio conceito de regulação social do trabalho. Posteriormente, observarmos os posicionamentos da CUT junto às dinâmicas institucionais da reforma trabalhista, desde o período do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) até a sua aprovação em julho de 2017, passando a vigorar em novembro deste mesmo ano, com ênfase no período dos governos do presidente Lula da Silva (2003-2010) e da presidenta Dilma Rousseff (2011-agosto 2016). Para a realização desta dissertação, a metodologia escolhida foi a de pesquisa qualitativa apoiada em entrevistas com os principais atores do processo assinalado, além da pesquisa bibliográfica com os principais autores e institutos de pesquisa que abordam a reforma trabalhista e todo o escopo que o tema envolve.
Presidente - 1476411 - ROBERTO VERAS DE OLIVEIRA
Interno - 2276902 - MAURICIO ROMBALDI