PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: FRANCISCO JOMARIO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JOMARIO PEREIRA
DATA: 02/03/2020
LOCAL: sala 507 do CCHLA
TÍTULO: TRANSAR PODE, MAS VOCÊ NÃO DEVERIA: A Representação da Homossexualidade no Discurso Espírita Brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Religião. Espiritismo. Sexo. Sexualidade. Identidade
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta tese objetiva analisar as representações do sexo e sexualidade construídas a partir da interpretação do espiritismo brasileiro. Nesse intento, fazemos uso da autoetnografia para demarcar o lugar de fala, posição política e social do pesquisador. Como recurso metodológico, fizemos uso da Análise do Discurso para analisar o corpus que inclui, o Pentateuco Espírita, obras literárias e discursos de Divaldo Pereira Franco, que hoje personifica o espiritismo no Brasil, bem como obras de Chico Xavier. Para além das obras, realizamos entrevistas com homens gays espíritas, buscando compreender as representações e identidades construídas a partir da influência do espiritismo. Assim, amparado na Sociologia da Religião e na teoria foucaultiana, observamos que as representações construídas na literatura e nos discursos dos nossos interlocutores convergem com a perspectiva cristã, sendo reconfigurada a partir da apropriação do discurso científico, especificamente o psicológico de Carl Gustav Jung. Constitui-se uma estratégia discursiva que atua de maneira como se autor / doutrina se (des) responsabilizasse do dizer punitivo que se constrói em torno do sexo, sexualidade e da homossexualidade, o que chamamos de pedagogização da (des) responsabilização. Observamos que se institui um silenciamento disciplinar quanto aos temas sexualidade, sexo e homossexualidade. Cria- se assim, estratégias de pedagogização da sexualidade a partir da noção de sublimação das experiências sexuais, que seria parte do processo evolutivo espiritual, implicando na Lei da Ação e Reação inscrita na consciência do sujeito a partir da existência da Lei Divina, dando a sutil ideia de liberdade quanto a escolha da carreira sexual, onde o sujeito se torna o único responsável pelas escolhas no campo sexual, implicando em um processo de construção identitária único no universo cristão, tendo em vista que o espiritismo brasileiro reescreve a homossexualidade no discurso tradicional como natural, afastando a noção de pecado, bem como a lógica de tratamentos para combater essa orientação sexual.
Presidente - 1287701 - ADRIANO AZEVEDO GOMES DE LEON
Interno - 2221299 - ANTONIO GIOVANNI BOAES GONCALVES