PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: GILBERTO ROMEIRO DE SOUZA JÚNIOR

DISCENTE: GILBERTO ROMEIRO DE SOUZA JÚNIOR
DATA: 12/03/2021
LOCAL: videoconferência (https://meet.google.com/smf-exao-msz) conforme Portaria 90/GR/REITORIA/UFPB
TÍTULO: Formação Profissional Técnica e expectativas estudantis: um estudo sobre o Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Expectativas, Experiências, Formação Profissional Técnica, IFPE-Campus Recife, Trabalho
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa os cursos técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. Nesse estudo analisam-se as relações entre experiências formativas e expectativas profissionais dos estudantes dos cursos técnicos integrado e subsequente. Observou-se que o IFPE tem se constituído num importante lócus de estudo para compreender a estrutura da Educação Profissional Técnica (EPT) no Brasil e, em especial, os impasses envolvendo o binômio educação-trabalho. Além disso, entre os principais resultados, observa-se uma dualidade em termos de ensino que tem contribuído para fragmentação da educação, e colocado em evidência os objetivos da política pública de EPT. As mudanças no mercado de trabalho brasileiro têm impactado tanto as dimensões das experiências formativas dos estudantes quanto às suas expectativas após a conclusão dos cursos técnicos. Com isso, os estudantes do IFPE-Campus Recife têm atravessado momentos de incertezas e de mudanças em relação às suas expectativas pessoais e/ou profissionais. Em termos metodológicos, utilizaram-se pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática proposta e entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes, coordenadores e gestor de área. Esta dissertação tem como objeto de pesquisa os cursos técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. Nesse estudo analisam-se as relações entre experiências formativas e expectativas profissionais dos estudantes dos cursos técnicos integrado e subsequente. Observou-se que o IFPE tem se constituído num importante lócus de estudo para compreender a estrutura da Educação Profissional Técnica (EPT) no Brasil e, em especial, os impasses envolvendo o binômio educação-trabalho. Além disso, entre os principais resultados, observa-se uma dualidade em termos de ensino que tem contribuído para fragmentação da educação, e colocado em evidência os objetivos da política pública de EPT. As mudanças no mercado de trabalho brasileiro têm impactado tanto as dimensões das experiências formativas dos estudantes quanto às suas expectativas após a conclusão dos cursos técnicos. Com isso, os estudantes do IFPE-Campus Recife têm atravessado momentos de incertezas e de mudanças em relação às suas expectativas pessoais e/ou profissionais. Em termos metodológicos, utilizaram-se pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática proposta e entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes, coordenadores e gestor de área.
Presidente - 2276902 - MAURICIO ROMBALDI
Externo à Instituição - MAURICIO SARDA DE FARIA