PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: RONNY ANDERSON DE OLIVEIRA CRUZ

DISCENTE: RONNY ANDERSON DE OLIVEIRA CRUZ
DATA: 15/03/2019
LOCAL: Sala 03 - PPGENF
TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA XEROSE CUTÂNEA EM PESSOAS IDOSAS
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Envelhecimento da Pele; Saúde do idoso.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: Ao considerar as alteracoes comuns no processo de envelhecimento, a xerose cutanea caracterizada pelo ressecamento apresenta elevada frequencia e pode gerar complicacoes para as pessoas idosas. Objetivo: Investigar os cuidados de enfermagem para avaliacao, prevencao e tratamento da xerose cutanea em pessoas idosas. Metodo: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 101 enfermeiros assistenciais de quatro hospitais da grande Joao Pessoa-PB, entre os meses de julho a setembro de 2018. Os criterios de inclusao foram: atuar nas unidades como enfermeiros assistenciais, estar no servico ha pelo menos seis meses e utilizar o processo de enfermagem na assistencia. Foram excluidos da pesquisa, os enfermeiros que atuavam apenas em funcoes administrativas, ou estavam afastados por licenca ou ferias no periodo de coleta. As etapas operacionais foram: 1 - estudo teorico-reflexivo sobre as contribuicoes da Teorica de Enfermagem Wanda Aguiar Horta; 2 - revisao integrativa da literatura; 3 - construcao e validacao de conteudo do instrumento; 4 - aplicacao do instrumento; e 5 - validacao de constructo do instrumento. Para a analise dos dados foram realizadas analises estatisticas descritivas de distribuicao e frequencia. Tambem foi realizado teste qui-quadrado para variaveis categoricas e analise fatorial exploratoria para validacao de constructo. Foi aprovada pelo Comite de Etica e Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba sob o numero do CAAE: 89318318.3.0000.5188. Resultados: Houve destaque sobre a importancia de considerar a faixa etaria e observar a existencia de lesoes. Dos profissionais participantes 64,4% relatou nao ter nenhum curso referente a prevencao ou tratamento de lesoes de pele. A partir da analise fatorial foram definidos tres fatores de constructo do instrumento com variancia total de explicacao de 47,77%, teste de esfericidade de Bartlett com p< 0,001 e o alfa de Cronbach geral de 0,811. Conclusao: O estudo demonstrou a importancia e a necessidade de educacao continuada para melhorar a qualidade do cuidado e o instrumento mostrou-se valido e confiavel contribuindo para a pratica dos enfermeiros como parte integrante no processo do cuidar de pessoas idosas.
Presidente - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA